Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estado divulga balanço da situação

18 de Julho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Estado divulga balanço da situação Entrevista semanal ocorreu no Palácio dos Bandeirantes. Crédito da foto: Divulgação

As 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS-16) de Sorocaba foram mantidas na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo. Cada município pode decidir se fica na fase 2 ou regride à vermelha, a mais restrita. Só não podem evoluir para a amarela.

A informação foi divulgada ontem (17) pelo governo estadual que também anunciou mais 20 respiradores para a região de Sorocaba, mas não informou quais os municípios beneficiados.

Os anúncios foram feitos durante a entrevista coletiva, no Palácio dos Bandeirantes, com o governador João Doria (PSDB), secretários estaduais, e membros do Comitê de Contingência do Coronavírus, quando foi feita a 7ª atualização do Plano São Paulo.

Na ocasião também foram divulgados os casos confirmados de Covid-19 no Estado, que totalizam 407.415 mil e 19.377 óbitos. Já as pessoas recuperadas somam 255.768. Destas, 59.914 foram internadas e tiveram alta hospitalar.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 66% na Grande São Paulo e 67% no Estado. O número de pacientes internados é de 14.745, sendo 8.862 em enfermaria e 5.883 em unidades de terapia intensiva.

Segundo o secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional, o interior de São Paulo prossegue com tendência de alta de infecções. “O governo do Estado segue aumentando a capacidade hospitalar e mantendo atendimento para todas as pessoas. Tivemos um crescimento de 11% em capacidade hospitalar na média do Estado na última semana, saindo de 20,3 leitos por 100 mil habitantes e atingindo 23,3 agora. Distribuímos 179 respiradores ao longo da semana. Nesta sexta, distribuiremos mais 80 respiradores, totalizando 259 somente nesta semana. Estes equipamentos seguirão para as regiões de Bauru (20), Marília (5), Ribeirão Preto (15), Sorocaba (20), e São José dos Campos (20)”, afirmou o secretário Vinholi.

Na etapa laranja, ficam as áreas de Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

A etapa laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três.

No interior, há outras quatro regiões com restrição total ao atendimento presencial em estabelecimentos não essenciais: Araçatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto.

Nas demais 15 áreas de saúde do interior e litoral e seis sub-regiões da Região Metropolitana da Capital, a classificação de retomada econômica se manteve a mesma anunciada no último dia 10. Na Grande São Paulo, apenas a sub-região Norte (Franco da Rocha) está na fase laranja, enquanto as demais continuam na etapa amarela. (Ana Cláudia Martins)