Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esquadrilha da Fumaça deve se apresentar dia 21 de julho em Sorocaba

28 de Maio de 2019 às 20:42

Esquadrilha da Fumaça da FAB se apresenta em Alumínio neste domingo (31) Demonstração dos aviadores dura cerca de 40 minutos, com diversas manobras, rasantes e desenhos no céu. Crédito da Foto: Tiago Amato/Arquivo Pessoal

A Esquadrilha da Fumaça -- oficialmente, Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) -- deve se apresentar em Sorocaba no dia 21 de julho, um domingo, no Paço Municipal. A data foi divulgada na agenda oficial da FAB, e o horário do show aéreo será divulgado posteriormente.

[irp posts="99849" ]

 

Na véspera (20 de julho), os aviadores se apresentam em Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba, e devem utilizar o Aeroporto de Sorocaba como base operacional para as duas atividades. A última aparição da Esquadrilha na região foi no final de março, com exibições em Capela do Alto e Alumínio.

Os aviadores estiveram em Sorocaba em outubro do ano passado, na véspera do Dia das Crianças, também no Paço Municipal. A demonstração dos aviadores dura cerca de 40 minutos. Nesse período, eles executam diversas manobras e rasantes e, em alguns desses movimentos, o rastro deixado pelas aeronaves forma desenhos no céu.

História

O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB existe desde 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica, na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. As demonstrações para o público começaram em 1952 e, em 1971, suas operações foram transferidas do Rio para Pirassununga, no interior paulista.

Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça utiliza as aeronaves A-29 Super Tucano, produzidas pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Trata-se de um turboélice de ataque leve e treinamento avançado. A pintura externa incorpora as cores da bandeira do Brasil. (Eric Mantuan)

Esquadrilha da Fumaça da FAB se apresenta em Alumínio neste domingo (31) Esquadrilha da Fumaça utiliza as aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer nas apresentações. Crédito da Foto: Tiago Amato/Arquivo Pessoal