Sorocaba e Região

Esquadrilha da Fumaça deve se apresentar dia 21 de julho em Sorocaba

Show aéreo será no Paço Municipal, em horário a ser divulgado posteriormente
Esquadrilha da Fumaça da FAB se apresenta em Alumínio neste domingo (31)
Demonstração dos aviadores dura cerca de 40 minutos, com diversas manobras, rasantes e desenhos no céu. Crédito da Foto: Tiago Amato/Arquivo Pessoal

A Esquadrilha da Fumaça — oficialmente, Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) — deve se apresentar em Sorocaba no dia 21 de julho, um domingo, no Paço Municipal. A data foi divulgada na agenda oficial da FAB, e o horário do show aéreo será divulgado posteriormente.

Leia mais  Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Alumínio neste domingo (31)

 

Na véspera (20 de julho), os aviadores se apresentam em Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba, e devem utilizar o Aeroporto de Sorocaba como base operacional para as duas atividades. A última aparição da Esquadrilha na região foi no final de março, com exibições em Capela do Alto e Alumínio.

Os aviadores estiveram em Sorocaba em outubro do ano passado, na véspera do Dia das Crianças, também no Paço Municipal. A demonstração dos aviadores dura cerca de 40 minutos. Nesse período, eles executam diversas manobras e rasantes e, em alguns desses movimentos, o rastro deixado pelas aeronaves forma desenhos no céu.

História

O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB existe desde 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica, na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. As demonstrações para o público começaram em 1952 e, em 1971, suas operações foram transferidas do Rio para Pirassununga, no interior paulista.

Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça utiliza as aeronaves A-29 Super Tucano, produzidas pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Trata-se de um turboélice de ataque leve e treinamento avançado. A pintura externa incorpora as cores da bandeira do Brasil. (Eric Mantuan)

Esquadrilha da Fumaça da FAB se apresenta em Alumínio neste domingo (31)
Esquadrilha da Fumaça utiliza as aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer nas apresentações. Crédito da Foto: Tiago Amato/Arquivo Pessoal
Comentários