Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Alumínio neste domingo (31)

31 de Março de 2019 às 15:02

Esquadrilha da Fumaça da FAB se apresenta em Alumínio neste domingo (31) Esquadrilha da Fumaça se apresentou em Capela do Alto no sábado (30), nas comemorações dos 54 anos da cidade. Crédito da Foto: Tiago Amato/Arquivo Pessoal

A cidade de Alumínio recebe neste domingo (31), às 16h, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça -- oficialmente, Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB). O show de acrobacias aéreas poderá ser visto do campo de futebol do bairro Jardim Olidel, próximo à rua dos Carvalhos.

[irp posts="94120" ]

 

A demonstração dos aviadores deve durar cerca de 40 minutos. Nesse período, eles executam diversas manobras e rasantes e, em alguns desses movimentos, o rastro deixado pelas aeronaves forma desenhos no céu.

A Esquadrilha da Fumaça está na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) desde sábado (30), quando se apresentou em Capela do Alto, nas comemorações dos 54 anos da cidade. Com base em Pirassununga, a Esquadrilha utiliza o Aeroporto de Sorocaba como base operacional nas suas apresentações na região.

80 anos

O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB existe desde 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica, na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. As demonstrações para o público começaram em 1952 e, em 1971, suas operações foram transferidas do Rio para Pirassununga, no interior paulista.

Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça utiliza as aeronaves A-29 Super Tucano, produzidas pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Trata-se de um turboélice de ataque leve e treinamento avançado. A pintura externa incorpora as cores da Bandeira do Brasil. (Eric Mantuan)

Esquadrilha da Fumaça da FAB se apresenta em Alumínio neste domingo (31) Aeroporto de Sorocaba é base operacional da Esquadrilha da Fumaça nas apresentações na região de Sorocaba. Crédito da Foto: Tiago Amato/Arquivo Pessoal

Galeria

Confira a galeria de fotos