Buscar no Cruzeiro

Buscar

Espuma reaparece e encobre trecho do rio Tietê em Salto

05 de Julho de 2019 às 14:39

Espuma é gerada por reagentes químicos existentes na água vinda da Capital. Crédito da foto: Prefeitura de Salto/Divulgação

O rio Tietê, em Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), apresentou trechos com a espuma tóxica gerada devido à combinação dos reagentes químicos existentes na água vinda da Capital. A cena foi registrada na manhã desta sexta-feira (5) na cidade.

Segundo a Prefeitura de Salto, quando o volume de água chega à cidade é possível visualizar a espuma devido à queda d’água da cachoeira e um trecho do rio. A Defesa Civil informou que, após  a abertura das comportas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE), o rio Tietê apresentava às 10h desta sexta-feira (5) aproximadamente 550 m³ de vazão, podendo chegar a 650 m³, o dobro do volume registrado normalmente.

A Prefeitura de Salto ressaltou que o nível do rio Tietê poderá ser alterado "nas próximas horas" e o alerta se faz necessário. A rua 24 de Outubro, que dá acesso ao campo da Avenida e Ilha dos Amores, a ponte pênsil, o Caminho das Esculturas e Parque Natural Ilha da Usina, no Complexo da Cachoeira, foram interditados por medida de segurança.

Lixo fez com que o Parque Natural Ilha da Usina fosse interditado. Crédito da foto: Prefeitura de Salto/Divulgação

Durante o dia, a equipe da Defesa Civil fez o monitoramento dos rios Tietê e Jundiaí. Segundo o governo de Salto, não há desabrigados.

Os moradores estão sendo orientados quanto às medidas de segurança e não houve necessidade de deslocamento. No entanto, a Defesa Civil reforça para que a população em geral evite locais próximos ao rio e respeite a sinalização de segurança e interdições.

Para receber os avisos de atenção às chuvas, basta cadastrar-se enviando um SMS para o número 40199, contendo o CEP da residência na mensagem do texto. Em caso de ocorrências, os munícipes devem entrar em contato com a Defesa Civil através do 199 ou 153 (GCM). (Da Redação)

[irp posts="138740" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos