Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escudos faciais produzidos em Sorocaba serão doados a unidades de saúde

09 de Abril de 2020 às 21:22

Escudos faciais produzidos em Sorocaba serão doados a unidades de saúde Os escudos faciais oferecem proteção extra aos profissionais de saúde. Crédito da foto: Divulgação / Lucas Piovani

Aproximadamente 18 mil escudos faciais serão fabricados em Sorocaba e doados às unidades de saúde da cidade e da região. A produção já teve início e conta com profissionais de duas startups vinculadas ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Os equipamentos de proteção também estão sendo feitos em empresas da cidade e no campus Sorocaba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). As peças oferecem proteção extra aos profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e outras pessoas que estão na linha de frente ao combate ao coronavírus.

Segundo o presidente do PTS, Roberto Freitas, esses escudos faciais permitem a utilização por mais tempo em comparação às máscaras convencionais. “Já fabricamos três mil máscaras e a meta é chegar a 18 mil”, comenta. “Por isso, a nossa produção será acelerada a partir desta sexta-feira, quando conseguiremos produzir cerca de mil equipamentos por dia.”

Freitas explica que cada escudo facial leva cerca de uma hora para ficar pronto. O custo de cada peça gira em torno de R$ 6.

Como membro do Comitê Municipal de Avaliação e Combate ao Coronavírus, Freitas também ressalta a importância do isolamento social para o controle da doença. “Neste mês é importante mantermos a quarentena para reduzirmos internações e mortes”, observa. “Além disso, a prefeita Jaqueline Coutinho tem tomado todas as medidas cabíveis para evitar a disseminação da pandemia em nosso município.” (Da Redação)