Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escoteiros de 4 cidades da RMS se unem para arrecadar produtos

04 de Junho de 2020 às 00:01

Escoteiros de 4 cidades da RMS se unem para arrecadar produtos Grupo de Escoteiros Santana. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (11/8/2018)

O 40º Distrito Escoteiro, que congrega grupos de escoteiro em quatro cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) realiza no sábado, das 9h às 12h, uma ação para arrecadar produtos de higiene e limpeza para serem encaminhados a entidades assistenciais que têm sofrido com os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Em respeito às regras de distanciamento recomendadas pelas autoridades de saúde, as doações serão feitas pela população em um sistema “pit stop” e não é necessário descer do carro. Também para evitar a exposição e o risco de contágio, a participação dos jovens escoteiros será exclusivamente online, engajando familiares, amigos, conhecidos a fazerem as suas doações. Nos respectivos locais, terá alguém no horário para pegar os alimentos.

A ação ocorrerá simultaneamente em Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim. De acordo com Maurícia Caldeira de Oliveira, comissária distrital do 40º Distrito Escoteiro, as ações solidárias fazem parte do cotidiano da vida dos escoteiros, porém tiveram que ganhar um novo formato diante da pandemia. “Um dos mandamentos do escotismo é estar sempre pronto para servir o próximo”, destaca. “Mas, por causa da pandemia, a ação terá outra dinâmica. Eles vão participar a distância, usando as ferramentas online”.

Para o jovem Lucas Damazio Ferrer, lobinho do Grupo de Escoteiro Santana, “ajudar o próximo é muito importante e pode melhorar a vida de quem recebe a ajuda”, afirma.

Além dos membros do Grupo Santana, do qual Lucas faz parte, a ação solidária contará com o engajamento de cerca de 900 escoteiros, de 6 anos e meio a 21 anos de idade dos grupos escoteiros Ipanema e Agnes, de Sorocaba; Vuturaty e Itupararanga, de Votorantim; Peabyru, de Araçoiaba da Serra; e Salto do Peixe, de Salto de Pirapora, que integram o 40º Distrito Escoteiro.

Segundo Maurícia, a opção por arrecadar kits de higiene em vez de alimentos atende ao pedido das próprias entidades assistenciais que serão beneficiadas. As entidades contempladas com as doações são SOS Sorocaba, Adras (Araçoiaba), Lar Criança Feliz (Salto de Pirapora) e Secretaria de Saúde de Votorantim.

As doações em Sorocaba poderão entregues no Clube do Idoso (rua Padre Lara de Moraes, s/nº, Pinheiros, ao lado da pista de bicicross). Em Votorantim, os produtos de higiene deverão ser entregues na avenida Moacir Oséias Guiti, 51, Jardim Paraíso. Em Salto de Pirapora, a coleta ocorrerá na rua Valdomiro Moreira, 90, perto do calçadão do Centro e em Araçoiaba da Serra, na praça Coronel Almeida, em frente à igreja Matriz. (Felipe Shikama)