Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escolas estaduais voltam às aulas com novidades

02 de Fevereiro de 2020 às 00:03

Escolas estaduais voltam às aulas com novidades Estudantes ficarão mais tempo nas escolas e vão ter mais dois recessos. Crédito da foto: Aldo V. Silva (25/4/2013)

Horário de aula estendido, novas disciplinas e a implantação de dois recessos, um deles entre 20 e 24 de abril, o outro, de 13 a 16 de outubro, além do período de férias de inverno, entre 10 e 26 de julho. Essas são as inovações no calendário escolar dos mais de 53,9 mil alunos da rede estadual de ensino, que voltam as aulas segunda-feira (3), nas 84 escolas estaduais de Sorocaba.

Outra novidade é que o número de unidades que funcionarão em período integral passam de 11 para 17, de acordo com informações da Diretoria Regional de Ensino. O ano letivo 2020 e deverá ser encerrado no dia 23 de dezembro.

Informa a Secretaria Estadual de Educação que a nova sistemática dos recessos, que passam a acontecer ao final do 1º e do 3º bimestres, contribui para que os estudantes e professores tenham períodos de descanso ao longo de cada um dos semestres. Dessa forma, os alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental e médio terão uma aula a mais, e um aumento na carga horária de 15 minutos diários. Assim, os estudantes terão sete aulas diárias de 45 minutos cada, ao invés de seis aulas, como é atualmente. Todas as disciplinas regulares serão mantidas.

Mais tempo na escola

Com o aumento da carga horária, o período matutino terminará às 12h35, e não mais às 12h20. No período vespertino, a saída passará a ser às 18h35, e não mais às 18h20. Além disso, os estudantes irão cursar duas disciplinas eletivas por semestre. As opções serão oferecidas a partir do levantamento das necessidades e dos anseios dos estudantes e das possibilidades de oferta dos professores.

Já as escolas estaduais que terão ensino em período integral, que fazem parte do Programa de Ensino Integral (PEI), contam com uma matriz curricular diferenciada, que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais, clubes juvenis para que os alunos se auto-organizem de acordo com temas de interesse, como dança, xadrez, debates, entre outras atividades.

Durante o período de férias, das 84 escolas estaduais de Sorocaba, 25 unidades passaram por obras de manutenção e reparos, incluindo reforma dos telhados e refeitórios até serviços de reparação hidráulica e elétrica. Outras sete tiveram melhorias estruturais, informou a Diretoria Regional de Ensino. (Da Redação)

[irp posts="213244" ]