Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escolas de samba se unem para distribuir kits de proteção

09 de Maio de 2020 às 00:01

Escolas de samba se unem para distribuir kits de proteção Ao todo 5 mil unidades, com máscaras, álcool em gel e sabonete, foram produzidas pelas agremiações. Crédito da foto: Divulgação

As escolas de samba de Sorocaba se uniram em uma ação social para produzir e doar máscaras de proteção ao novo coronavírus. Os donativos serão destinados a famílias carentes da cidade. Ao todo 5 mil unidades foram produzidas pelas 11 agremiações que integram a União Sorocabana das Escolas de Samba (Uses).

Sobras de panos de carnavais anteriores serviram de matéria prima para fazer as máscaras. A confecção ficou por conta das costureiras das próprias escolas de samba. O grupo também arrecadou 15 litros de álcool em gel, que foram fracionados em frascos para serem doados a moradores carentes da cidade. “Esta ação está sendo encabeçada pela liga e com nossas sobras de material estamos confeccionando as máscaras para auxiliar neste período de pandemia”, relata Bruno Braga, presidente da escola Estrela da Vila.

A primeira leva dos itens de proteção foi distribuída na noite de quinta-feira (7), pela escola Terceiro Centenário. Mil kits de proteção com máscaras, álcool gel e sabonetes foram doados na região central de Sorocaba às pessoas em situação de rua.

Hoje, a partir das 15h, a Terceiro Centenário também realizará a doação dos kits de proteção na Vila dos Velhinhos de Sorocaba.

Conforme divulgado pela Uses, o destino das doações será decidido pelas próprias agremiações. O presidente da escola Unidos do Habiteto, Antônio Carlos Vitor, explica que mil unidades devem ser entregues na região da zona norte. “A importância maior é o povo. A gente sabe de algumas famílias do bairro em situação de vulnerabilidade social que não teriam condições de adquirir as máscaras”, relata o presidente.

Para o presidente da Uses, Edson Cesar Leite, a ação de enfrentamento à Covid-19 é uma forma de mostrar os trabalhos das escolas, que não se limitam às festividades. “Nem só de samba vive o sambista, cabe às nossas escolas cuidar do povo, para que eles tenham saúde para brincar os próximos carnavais”, afirma o representante.

Antes de distribuir os kits, os integrantes das agremiações realizam a limpeza e esterilização do material. As máscaras são higienizadas, assim como as embalagens em que são acomodadas, para evitar qualquer tipo de contaminação do novo coronavírus no momento de entrega.

Após a primeira fase de doações, as escolas de samba continuarão com as confecções dos itens de proteção. Para manter a ação social, a Uses pede doações de tecidos e panos, além de frascos de álcool em gel. Quem quiser contribuir, pode procurar o presidente da Uses pelo telefone (15) 99188-4861 para mais informações. (Wesley Gonsalves)