Buscar no Cruzeiro

Buscar

Equipes da Facens promovem workshops interativos no MakerSpace do Open Campus

14 de Fevereiro de 2019 às 02:31

Equipes da Facens promovem workshops interativos no MakerSpace do Open Campus Faculdade levará ao evento tecnologias desenvolvidas por seus alunos. Crédito da foto: Divulgação / Facens

A Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) promove nesta quinta (14) e sexta-feira (15) quatro workshops no MakerSpace do Open Campus e está presente em dois painéis na Arena da Campus Party Brasil, que começou no dia 12 e segue até o dia 17, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Nesta quinta, às 17h, o workshop “Solde/monte seu próprio pisca-pisca”, voltado para jovens e adultos, será uma introdução à solda de componentes eletrônicos numa placa de circuito impresso para construir um circuito simples de pisca-pisca com Leds. Às 18h, a atividade “Montando seu foguete” introduz as crianças no ambiente maker e no uso de ferramentas comuns nos laboratórios de fabricação digital, como uma máquina de corte a laser. Elas irão colocar cada peça em seu lugar, seguindo uma determinada ordem de montagem, e montar seu próprio foguetinho.

[irp posts="2036" ]

 

Na sexta, às 17h, acontece o workshop “Corrida de baratas eletrônicas”, voltado para crianças, que aprenderão um pouco sobre eletrônica em um projeto interativo. Cada participante irá utilizar um mini motor de vibração e construir uma “baratinha elétrica” com escovas de dentes cortadas. Ao final, eles poderão participar de uma corrida das baratinhas elétricas.

No quarto workshop, Rover Opportunity, às 18h de amanhã, os participantes montarão uma mini versão da sonda de exploração que aterrissou em Marte em 2004 e continua em funcionamento até hoje, coletando e enviando informações científicas para a Terra. A atividade será uma forma de entender os princípios de captação de energia solar, tecnologia responsável por manter o Rover Opportunity ativo por tanto tempo, e também de aprender sobre eletrônica básica e corte a laser.

Na Arena, a Facens estará presente em dois painéis, no Palco Makers, amanhã, às 11h: “Abertura do FABBR1. O que é um Fab Lab, afinal?”, e, às 16h, “Fab City Brasil Construindo cidades sustentáveis através de produção local, plataformas colaborativas e movimento maker”, e falará sobre Living Lab de Cidades Inteligentes e o Fab City em Sorocaba. “A Campus Party é um ambiente propício para a inovação e troca de conhecimento, que são nossas diretrizes no dia a dia”, diz o coordenador do Fab Lab Facens, Siron Pereira. (Da Redação)