Buscar no Cruzeiro

Buscar

Equipamento para travessia mais segura é instalado em nove pontos de Sorocaba

29 de Julho de 2020 às 18:44

Equipamento para travessia mais segura é instalado em nove pontos de Sorocaba O dispositivo é usado para facilitar a travessia de pedestres. Crédito da foto: Alexandre Lombardi / Prefeitura de Sorocaba (29/7/2020)

Nove travessias terão um equipamento para aumentar a segurança de pedestres em Sorocaba. Segundo o governo municipal, os dispositivos inteligentes e inclusivos aumentam o tempo de travessia para as pessoas que possuem algum tipo de dificuldade na mobilidade.

Equipamento para travessia mais segura é instalado em nove pontos de Sorocaba Avisos foram instalados perto do dispositivo. Crédito da foto: Alexandre Lombardi / Prefeitura de Sorocaba (29/7/2020)

O sistema do programa batizado de "Travessia + Segura" funcionará em nove locais de Sorocaba. Entre eles, os cruzamentos da avenida Washington Luiz com a rua Barão de Piratininga e da rua da Penha com a rua Barão do Rio Branco.

Os dispositivos também funcionarão na rua São Bento x rua Padre Luiz, na rua Álvaro Soares x Rua Coronel Benedito Pires e na rua Sete de Setembro x rua Padre Luiz. A lista inclui ainda travessias da rua Sete de Setembro x rua Miranda Azevedo, da rua Padre Luiz x rua da Penha, rua Álvaro Soares x Ramo A do Terminal Santo Antonio e rua Sete de Setembro x rua Professor Toledo.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, todos esses locais já possuíam a botoeira para a travessia de pedestres. Com a chegada do novo equipamento, que aumenta o tempo de travessia, se tornarão mais seguros para as pessoas.

Nesta quarta-feira (29), a prefeita Jaqueline Coutinho conheceu o dispositivo instalado na travessia de pedestres da rua da Penha com o Bulevar Barão do Rio Branco, no centro. A ideia de contribuir para a mobilidade mais segura e humana partiu da própria chefe do Executivo sorocabano, que conheceu o sistema semelhante em Curitiba.

Na capital paranaense são utilizadas essas botoeiras inclusivas. Os dispositivos aumentam o tempo para a travessia do pedestre que tenha alguma deficiência ou dificuldade de locomoção.

Tempo de travessia

“Trata-se de um equipamento inteligente, que aumenta o tempo de travessia para as pessoas com mobilidade reduzida e também para as pessoas idosas, com deficiência visual, para as pessoas com crianças, tornando o deslocamento mais seguro. Além do aspecto de inclusão social, garante uma melhoria na qualidade da mobilidade, da acessibilidade, num sistema de fácil uso por meio da botoeira”, destacou Jaqueline Coutinho.

[irp posts="176393" ]

 

Para Elaine Cristina Santos, membro do Conselho da Pessoa com Deficiência, que possui baixa visão, as pessoas com deficiência visual ou motora poderão usufruir do seu direito de ir e vir com mais segurança e com mais qualidade. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos