Buscar no Cruzeiro

Buscar

Entidades planejam retomada em Sorocaba após quarentena

23 de Abril de 2020 às 00:01

Entidades planejam retomada em Sorocaba após quarentena Sérgio Reze, da Associação Comercial, e Erly Syllos, do Ciesp. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (20/5/2019)

O anúncio de abertura gradual da economia no Estado a partir do dia 11 de maio, feito nesta quarta-feira (22) pelo governador João Doria (PSDB), foi comemorado por entidades que representam diferentes setores produtivos de Sorocaba. A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) afirma que a medida vai ao encontro da tese por ela defendida, de buscar a abertura do comércio com segurança, preservando a saúde e a vida. “Vamos na linha de que a economia, por mais difícil que seja, se recupera, a vida não”, afirmou o presidente Sérgio Reze. O Ciesp Sorocaba considera que as medidas estão em sintonia com as necessidades da sociedade e que é preciso “combater também o vírus do desemprego e da fome, que se não forem tomadas as devidas providências, pode se alastrar”.

A Acso já havia divulgado nota na qual defendia que a reabertura do comércio deveria ser meta perseguida pelos poderes públicos, “um dos motores da economia, da geração e circulação de riquezas de nosso País”. A entidade, porém, pondera que a retomada da atividade comercial deve ser pautada em critérios técnicos e de natureza científica que garantam à população, comerciantes e comerciários a plena segurança, preservação de suas vidas e de sua saúde, com realização de testagem rápida da população para identificação dos focos da doença, isolamento das pessoas afetadas, definição dos critérios de trânsito e deslocamento de pessoas.

Na mesma linha, Erly Domingues de Syllos, diretor titular do Ciesp-Sorocaba, afirma que a retomada econômica deve seguir as melhores práticas adotadas internacionalmente, seguindo a Organização Mundial de Saúde. Ele assinala que a Fiesp elaborou um Plano de Retomada da Atividade Econômica Após Quarentena, que foi entregue ao governador João Doria e detalha protocolos de prevenção da Covid-19, cuidados com a saúde em domicílios, transporte público, comércio, shopping centers, indústrias, escritórios, escolas, entre outros.

O documento, segundo Syllos, também será entregue ao ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, que preside o comitê de crise criado pelo governo federal contra o coronavírus, bem como para os governos estaduais e municipais. “Vamos disponibilizar para as prefeituras dos 48 municípios que compreendem a Regional do Ciesp-Sorocaba, pois cada prefeitura, à sua maneira, vai ter uma abertura gradual e lenta e muitas delas não têm ainda protocolos claros de como agir”, complementa.

Plano

O plano de reabertura das atividades econômicas em Sorocaba após a quarentena foi entregue ontem à prefeita Jaqueline Coutinho (PSL). Assinado pelos presidentes da Associação Comercial de Sorocaba, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, Ciesp Sorocaba, Sincomerciários Sorocaba e Costa Sociedade Médica de Sorocaba, o documento tem dez páginas e foi baseado na proposta apresentada pela Fiesp ao governo estadual.

Ele prevê que “todos os segmentos da sociedade local possam se preparar para o reinício das atividades de forma segura” e sugere uma “linha do tempo”, com a reabertura gradual das atividades suspensas, começando por creches e escolas de 1º grau, comércio varejista e restaurantes, depois escolas técnicas, cursos colegiais e universitários e, por fim, parques, cinemas, academias, teatros e museus. (Felipe Shikama)