Sorocaba e Região

Enem aplica neste domingo (17) a primeira prova. Portões abrem às 11h30

Estudantes devem usar máscara, além dos itens tradicionalmente obrigatórios
Urbes disponibilizará linha especial partindo do terminal Santo Antônio aos estudantes. Crédito da foto: Fábio Rogério (23/7/2020)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa a ser aplicado hoje (17) para milhões de estudantes em todo o país. Este ano, por causa da pandemia, os estudantes terão que seguir uma série de regras e, caso tenham sido diagnosticados com Covid-19 ou apresentem sintomas da doença ou de outras doenças infectocontagiosas, devem comunicar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo telefone 0800-616161 e não precisam comparecer ao exame. Eles poderão fazer o exame na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

A Urbes Trânsito e Transportes disponibilizará uma linha especial para atender os participantes do Enem 2021. Os ônibus que farão o trajeto das linhas para os locais das provas começarão a rodar a partir das 11h.
Um coletivo terá saída para a Universidade de Sorocaba (Uniso) e outro para a Universidade Paulista (Unip). Ambos terão sua partida do terminal São Paulo. Na zona oeste, a Anhanguera também terá ônibus, mas com saída do terminal Santo Antônio.

Leia mais  Covid em Sorocaba: Segue tendência de aumento de recuperados

As demais linhas já pré-existentes, que levam para outros lugares de prova, ganharão reforço. O esquema funcionará até o término das provas. Os estudantes poderão contar com o Cartão Estudante, que será liberado para utilização nos dias da realização do Enem.

Recomendações

Antes de sair de casa, os participantes devem conferir os locais onde farão as provas, no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante na internet. Embora não seja obrigatório, a recomendação é que levem o cartão para a necessidade de verificar alguma informação até a hora da aplicação.

Caso necessitem comprovar a participação no exame, os estudantes podem, também na Página do Participante, imprimir a chamada Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Leia mais  Inscrição para castração de cães e gatos chega ao Éden

Para fazer o exame alguns itens são obrigatórios. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista. Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova.

É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante o exame. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

Como a prova é longa, é também recomendado que os candidatos levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato.

Primeiro dia de prova

Hoje, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. Os portões serão abertos às 11h30. Os estudantes podem entrar no local de prova até as 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h.

Leia mais  Votorantim multa quem abriu na fase vermelha

O exame continua no próximo domingo, dia 24, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática. (Da Redação, com informações da Agência Brasil e da Secom Sorocaba)

Comentários