Buscar no Cruzeiro

Buscar

Encontro virtual celebrará o aniversário de 52 anos do Zoológico de Sorocaba

12 de Outubro de 2020 às 10:20

Muriqui comemora o seu dia Encontro vai relembrar histórias vividas no Zoo. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” completará 52 anos de existência no dia 20 de outubro deste ano. Para celebrar a data especial, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizará no dia 20 de outubro, às 19h, o encontro virtual “Amigos do Zoo”. A inscrição poderá ser feita a partir desta segunda-feira (12) pela internet e as vagas são limitadas.

O objetivo do encontro on-line é aproveitar esta época de isolamento social em razão da pandemia da Covid-19 e reunir funcionários, ex-funcionários, estagiários e ex-estagiários da unidade, além de participantes de clubes ecológicos, cursos de férias, voluntários e visitantes para relembrar histórias vividas no zoológico.

O encontro será realizado através da plataforma do Google Meet. Os interessados deverão se inscrever até domingo (18), informando nome e um número telefone com WhatsApp. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

História

Inaugurado em 1968, o “Quinzinho de Barros” é administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque vem desempenhando um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1 mil animais de aproximadamente 250 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina. (Da Redação com informações da Prefeitura de Sorocaba)