Buscar no Cruzeiro

Buscar

Encontro trata da preservação da Casa de Aluísio de Almeida

15 de Fevereiro de 2021 às 11:07

Encontro tratou da preservação da Casa de Aluísio de Almeida. Crédito da Foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria da Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antônio Zamuner, se reuniu com o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), professor Adilson Cézar.

O objetivo, dentre outros assuntos, foi tratar sobre a questão da preservação da Casa de Aluísio de Almeida, imóvel público tombado como patrimônio histórico da cidade.

Durante o encontro, também foi tratado a respeito da renovação do comodato do imóvel, que há anos é sede do IHGGS. A reunião ainda contou com a presença do chefe de Divisão de Patrimônio Histórico da Secult, André Mascarenhas, e da esposa do professor Adilson Cezar, Dorothea Senger Cezar.

“Nós daremos início às tratativas para buscar verbas para investir na restauração deste importante patrimônio tombado da nossa cidade. O professor Adilson César também falou sobre o histórico de parceria com a Secretaria da Cultura e sobre as realizações do Instituto”, conta o secretário, que ainda destaca o compromisso assumido pelo professor, que, desde 1989, está à frente do IHGGS, com a determinação de manter viva a história local, regional e brasileira.

A Casa de Aluísio de Almeida pertenceu ao Monsenhor Luiz Castanho de Almeida (1904-1981), sacerdote e historiador da cidade, e possui biblioteca, objetos, jornais e documentos sobre a história de Sorocaba. O imóvel foi tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), em 2019, pelo seu valor histórico-cultural para a cidade.

A unidade está localizada na Rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-1669. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)