Buscar no Cruzeiro

Buscar

Encontro 'Mulheres Cidadãs' lota o auditório do Cruzeiro do Sul

09 de Março de 2019 às 09:47

https://www.facebook.com/jornalcruzeiro/videos/821435758231162/

Protagonismo feminino, conservadorismo e segurança na internet, saúde e educação foram os temas abordados no encontro “Mulheres Cidadãs”, realizado na manhã deste sábado (9), no auditório do jornal Cruzeiro do Sul, em Sorocaba.

O evento, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8, foi promovido pelo mandato do deputado estadual eleito e agente federal Danilo Balas (PSL). O principal destaque foi a palestra de encerramento com a advogada, professora e deputada estadual eleita, também pelo PSL, Janaína Paschoal. O auditório, com capacidade para cerca de 200 pessoas, ficou lotado e o evento foi transmitido ao vivo, pela live no Facebook do Cruzeiro do Sul.

Uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, Janaína é a parlamentar mais votada na história do País, eleita deputada estadual com mais de 2 milhões de votos. Ela lamentou o fato da data, neste ano, ter sido destacada pela grande mídia predominantemente pelos casos de feminicídios que tiveram aumento de 12%, de acordo com o Núcleo de Estudos da Violência da USP. “Essa data [8 de março] é para refletir onde nós, mulheres, podemos mudar para criar um ambiente mais propício para nós, não por cota, mas por questão de justiça”, disse Janaína.

Os riscos reais do mundo virtual foram abordados na palestra da agente federal Fernanda Balas, que abriu o encontro Mulheres Cidadãs. A profissional apresentou conceitos relacionados a crimes virtuais, especialmente envolvendo pornografia infantojuvenil, e orientou pais a dialogar com as crianças que navegam pela rede. "Sem orientação, não conseguimos proteger as crianças ", enfatizou.

A professora e deputada estadual eleita Valeria Bolsonaro (PSL) deu sequência ao evento. Ela destacou o papel decisivo das mulheres, mães, na elevação da qualidade da educação dos filhos. "É a mãe que está do lado do filho, acompanhando e apoiando", defendeu.

Ela celebrou ainda o aumento da representatividade feminina nos cargos públicos. “Nossa voz tem que ocupar esse espaço decisivo”, comentou, citando que, ao lado de Janaína Paschoal, do PSL, é uma das 18 mulheres eleitas para a próxima legislatura que começa no próximo dia 15. A atual legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem 11 deputadas.

Na sequência, a enfermeira sorocabana Tânia Tonet discorreu sobre o tema “Saúde da mulher: prevenção nos dias atuais.”

Antes da fala final de Janaína Paschoal, houve a palestra com o tema “Mulheres Conservadoras”, proferida pela também deputada estadual Letícia Aguiar. Segundo ela, além da liberdade política e econômica, o conservadorismo consiste na manutenção das instituições tradicionais, como a família, o estado e a igreja. “Quando se conserva o que é bom, a sociedade fica mais sadia e próspera para o futuro”. (Felipe Shikama) 

 

[gallery columns="1" size="medium" ids="82026,82027,82028,82034,82037"]

 

[irp posts="81906" ]

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos