Buscar no Cruzeiro

Buscar

Corpo do empresário Nelson do Carmo será velado na Câmara de Sorocaba

26 de Fevereiro de 2020 às 10:57

Reforma administrativa é aprovada por 16 votos a 3 na Câmara de Sorocaba Câmara Municipal de Sorocaba. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (18/4/2016)

Atualizada às 17h47

O corpo de Nelson do Carmo será velado no saguão principal da Câmara Municipal de Sorocaba. Segundo a Ofebas, a cerimônia de despedida terá início provavelmente às 2 horas desta quinta-feira (27). O sepultamento ocorrerá às 9h no cemitério Pax.

Carmo faleceu na manhã desta quarta-feira (26), em Sorocaba, aos 88 anos. Ele era empresário, foi deputado federal e fundador da rede de supermercados Ven-Ka.

As causas da morte não foram divulgadas. Carmo deixa a esposa, Rute Elias Tambelli do Carmo, e dois filhos.

Nascido em São José do Rio Preto em 24 de dezembro de 1931, Carmo se mudou para Sorocaba na década de 1950. Na cidade, em 1964, abriu um armazém que deu origem a uma rede de supermercados com filiais em Campinas, Itu, Votorantim e outros municípios vizinhos.

Vida política

Em 1982, foi eleito deputado federal por São Paulo pelo PTB. Segundo o histórico da Câmara dos Deputados, ao longo da legislatura, ele foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, membro titular da Comissão de Minas e Energia e suplente da Comissão de Transportes.

O empresário voltou a concorrer a uma vaga na Câmara em 1990, dessa vez pelo PRN, mas obteve apenas uma suplência. Ele voltou a se dedicar às atividades empresariais e, em 1994, vendeu sua rede de supermercados. Porém, continuou a viver em Sorocaba. (Da Redação)