Buscar no Cruzeiro

Buscar

Emoção e saudade marcam sessão solene em comemoração aos 90 anos do Estadão

06 de Abril de 2019 às 16:04

Evento reuniu dezenas de ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários do Estadão, além de autoridades políticas. Crédito da foto: Fábio Rogério (06/04/2019)

Emoção e saudade foram os sentimentos que marcaram a sessão solene em comemoração aos 90 anos da Escola Estadual Júlio Prestes de Albuquerque, conhecida como “Estadão”, realizada na manhã deste sábado (7), no salão nobre da própria instituição.

Idealizado pelo presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), o empresário Sérgio Reze, e realizado pela Câmara Municipal, o evento reuniu dezenas de ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários da escola que foi a primeira da cidade a ter curso ginasial e colegial.

Em um discurso que durou 20 minutos, Reze oscilou entre o tom descontraído e bem humorado, ao relembrar de episódios e personagens marcantes da época em que foi aluno, ao mais exaltado, ao defender a valorização da educação e dos professores em atividade e aposentados. “O que foi feito do Brasil, que permite que o seus professores enfrentem a velhice com uma minguada aposentadoria, que não significa e não dignifica a importância das suas funções na construção de muitas carreiras”, questionou.

Sérgio Reze relembrou episódios e personagens marcantes da época em que foi aluno da escola. Crédito da foto: Fábio Rogério (06/04/2019)

Aluna do 1º ano C, Mariana Campos de Barros emocionou a plateia ao interpretar na flauta as melodias da valsa “Pela luz dos olhos teus”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e o choro “Carinhoso”, de Pixinguinha. O músico Fausto Macedo, ex-aluno do Estadão, interpretou a canção “Michelle”, dos Beatles.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade ocorreu no discurso ex-prefeito e ex-vereador Paulo Mendes, também ex-aluno do Estadão, que rendeu homenagem póstuma, “à memória de todos que aqui estudaram e lecionaram e já partiram”. Esta foi a primeira vez que uma solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Legislativa fora das dependências da Câmara Municipal. “As histórias [da escola e do Legislativo] estão se cruzando hoje”, afirmou o presidente da Câmara, Fernando Dini (MDB).

Ao lado de Dini, Sérgio Reze e Paulo Mendes, a mesa principal foi composta pelo prefeito José Crespo (DEM), o ex-prefeito de Sorocaba e deputado federal Vitor Lippi (PSDB), o ex-vereador Waldomiro Raimundo de Freitas e a atual diretora da escola Arlete Dias. “Essa solenidade, com presença de pessoas tão ilustres, é um sopro de esperança para algo positivo está começando”, disse a diretora, referindo-se à criação de movimento de apoio e valorização da tradicional escola.

Além de Crespo, Lippi e Paulo Mendes, outros sete ex-alunos do Estadão foram chefes do Executivo municipal: Gualberto Moreira, Artidoro Mascarenhas, Armando Pannunzio, Theodoro Mendes, Flávio Chaves, Antônio Carlos Pannunzio e Renato Amary. “É uma escola que tem uma história de sucesso e que contribuiu para Sorocaba ser grande”, comentou Lippi.

Os ex-alunos da escola voltaram a se emocionar durante a exibição de um vídeo, produzido pela Câmara Municipal, que, por meio de depoimentos e fotos históricas, relembra a trajetória da escola, desde a chamada “Campanha do tijolo”, criada em 1932 para a construção do prédio próprio na avenida Dr. Eugênio Salerno.

Uma dos ex-alunos mais ilustres da escola presente na sessão solene, o tenente-brigadeiro Cherubim Rosa Filho, ex-ministro do Superior Tribunal Militar (STM), de 92 anos, disse estar emocionado em retornar à escola mais de 70 anos após a sua formatura. O militar revela que decidiu fazer carreira na Aeronáutica ainda no ginásio, após ser contemplado com um voo parorâmico ganhado em um sorteio realizado pela própria escola. “Graças a esse primeiro voo eu decidi seguir carreira. É uma sensação indescritível retornar hoje a esse ginásio”, disse. também estiveram na solenidade o doutor João Martins e Hélio Pascoalick, 94 e 96 anos, respectivamente.

[irp posts="46585" ]

 

Exposição

Os prontuários escolares de Rosa Filho e de outras personalidades sorocabanas, como do ex-prefeito Artidoro Mascarenhas, fazem parte da exposição “Estadão - 90 anos”, que também reúne objetos históricos como carteiras escolares, microscópio e até mesmo o “Sebastião”, como era conhecido pelos alunos o esqueleto humano que ficava na sala de biologia do professor Hugo Polo.

Prontuários escolares de personalidades sorocabanas fazem parte da exposição “Estadão - 90 anos”. Crédito da foto: Fábio Rogério (06/04/2019)

A exposição foi idealizada no ano passado pela professora de arte Maria Antônia Seabra Almeida Costa por meio do projeto “Memória afetiva”. Após fazer um levantamento de ex-alunos destacados em várias áreas de atuação, ela os convidou para escrever depoimentos e ceder fotografias e objetos, como cadernos, livros e documentos de admissão. A exposição pode ser vista gratuitamente até terça-feira. “A ideia é que esta exposição seja o embrião de um museu da escola”, sugere Maria Antônia.

Crespo anuncia ações para coibir violência na escola

Aluno do Estadão entre 1966 e 1973, o prefeito José Crespo fez discurso no qual destacou a importância do envolvimento das famílias e da comunidade junto à unidade escolar e revelou as ações que pretende implantar em breve para coibir ações violentas como a tragédia de Suzano, ocorrida no mês passado, na qual dois jovens abriram fogo em escola estadual e deixaram 10 mortos e 11 feridos.

“Vamos recriar a figura do zelador residente”, comentou. Segundo ele, a iniciativa que está sendo formatada juridicamente será voluntária e deverá ser implantada até o final deste ano com intuito de reforçar a segurança e inibir vandalismo. O prefeito também anunciou a implantação do programa “bullying zero”, que levará para as salas de aula profissionais especializados para falar sobre o assunto. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos