Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em uma semana, Sorocaba registra mais cinco casos de sarampo

03 de Setembro de 2019 às 13:51

Desde o dia 12 de agosto, Sorocaba realiza a vacinação de sarampo em crianças entre seis e 11 meses de idade. Crédito da foto: Assis Cavalcante / Secom Sorocaba

Sorocaba registrou mais cinco casos de sarampo em uma semana. Com isso, o número de casos na cidade já chega a 24 neste ano. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde, divulgado no início da tarde desta terça-feira (03).

Conforme o boletim, há outros casos 64 em investigação. Os 24 registros foram confirmados por exame laboratorial e são distribuídos em todas as regiões da cidade. Não há confirmação de morte por sarampo até o momento em Sorocaba.

[irp posts="157092" ]

 

Entre as confirmações, 15 foram em pessoas do sexo masculino e nove em pessoas do sexo feminino, com média de idade de 17 anos. A faixa etária predominante é abaixo dos quatro anos e entre 20 e 24 anos.

O primeiro caso foi confirmado em maio e, desde então, a cidade registra sequencial aumento da incidência da doença. O último boletim, divulgado no dia 27 de agosto, trazia a confirmação de 19 casos. Uma semana antes, havia 14 confirmações da doença.

Vacinação

Devido ao momento atual da doença, a Secretaria da Saúde (SES) continua reforçando as orientações de vacinação para quem realmente necessita da vacina.

Desde o dia 12 de agosto, Sorocaba realiza a vacinação de sarampo em crianças entre seis e 11 meses de idade nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A nova medida acontece em decorrência da orientação determinada pelo Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com a SES, as crianças vacinadas entre seis e 11 meses de idade deverão se imunizar novamente com a vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) quando completarem um ano. E aos 15 meses, deverá ser feita a vacinação da Tetraviral (SCR-Varicela).

O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada nos menores de um ano de idade e a dose da vacina SCR aplicada a partir de 12 meses, deverá ser de 30 dias.

Além desse novo público, o esquema vacinal contempla pessoas entre 1 e 29 anos de idade (duas doses com intervalo mínimo de 30 dias) e pessoas entre 30 e 59 anos de idade (uma dose).

Cidadãos com 60 anos ou mais não precisam ser vacinados, pois essas pessoas já podem ter entrado em contato com o vírus e, por isso, estarem imunes ao sarampo. 

Os indivíduos que não tiverem como comprovar que receberam vacinas recomendas conforme calendário de vacinação, deverão comparecer nas UBSs para atualização de todas as vacinas, inclusive a de sarampo.

O endereço e o horário de funcionamento das UBSs de Sorocaba estão disponíveis aqui. (Com informações de Secom Sorocaba)