Em novo local, estouro de Judas mantém tradição em Itu
Os bonecos são estourados pontualmente ao meio-dia. Foto: Emídio Marques
Mantendo a tradição de mais de um século, foi realizada neste domingo de Páscoa (21) mais uma edição do estouro de Judas em Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba. Pontualmente ao meio-dia os bonecos de Judas e do Diabo foram estourados, como acontece todo ano.
O estouro foi precedido de um show pirotécnico que durou 7 minutos e 19 segundos, tempo maior do que no ano passado, quando durou cinco minutos. O estouro foi constituído de 6 mil tiros com o emprego de 80 quilos de bomba de solo e baterias de tiros.
Aproximadamente mil pessoas assistiram ao espetáculo. O público, avaliado pela Prefeitura, foi menor do que o do ano passado, quando o evento atraiu 1.500 pessoas. A queda é atribuída à mudança de local.
Em Itu o bonecos são literalmente estourados. Foto: Emídio Marques
Neste ano, por conta da reforma da Praça Padre Miguel (Matriz), o evento gratuito foi realizado no estacionamento da Prefeitura - onde é proibida a presença de ambulantes.
A falta de pontos de venda de água trouxe dificuldades para algumas pessoas que foram prestigiar o evento por conta do calor. Os poucos pontos de sombras de árvores também foram disputados pelo público, que tentou driblar o sol quente.
Famílias que compareceram com crianças reclamaram da situação. "Achei que ia ter um monte de barraquinhas vendendo coisas. Criança gosta de pipoca, algodão doce", disse a doméstica Fátima Ferreira, de 57 anos.
O calor incomodou parte do público. Foto: Emídio Marques
O diretor de eventos da Prefeitura de Itu, Felipe Cavalheiro, disse que as pessoas já sabem que o local é um estacionamento e que os ambulantes não tem autorização para vender produtos no local. (Com informações de Carlos Araújo)
Galeria
Confira a galeria de fotos