Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleitores escolhem hoje prefeitos e vereadores

15 de Novembro de 2020 às 00:01

Eleitores escolhem hoje prefeitos e vereadores A cidade terá 1.309 urnas eletrônicas para o processo eleitoral, com 196 equipamentos reserva. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (11/11/2020)

Mais de 1,5 milhão de pessoas nas 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) vão escolher hoje (15) seus prefeitos e vereadores para os mandatos 2021-2024. A RMS tem 1.554.243 eleitores aptos a votar, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sorocaba é o maior colégio eleitoral, com 485.962 eleitores, e única cidade onde poderá haver segundo turno para prefeito. As outras 26 cidades já definem hoje (15) o processo eleitoral.

A votação vai das 7h às 17h. As três primeiras horas, das 7h às 10h, são preferenciais para pessoas com 60 anos ou mais.

Quem estiver na fila às 17h poderá votar, mesmo que só chegue à urna depois do horário.

É possível saber o local de votação no site do TSE (www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome) ou no aplicativo e-Título. O portal do jornal Cruzeiro do Sul (www.jornalcruzeiro.com.br) disponibiliza a lista dos locais de votação de Sorocaba por endereço e seção. O eleitor deve verificar seu local de votação antes de sair de casa, já que algumas seções eleitorais foram alteradas.

Nestas eleições municipais o voto irá apenas para dois candidatos. A primeira escolha é o número do vereador, que contém cinco dígitos; o segundo voto vai para o candidato a prefeito, mas, nesse caso, o número possui dois dígitos. O eleitor poderá levar sua “colinha” para a votação.

Em Sorocaba, são 170 locais de votação. As urnas eletrônicas foram recebidas entre sexta-feira (13) e a manhã de hoje (15), preparadas e lacradas. A cidade terá 1.309 urnas eletrônicas para o processo eleitoral e 196 de contingência (reserva), segundo dados informados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Protocolo sanitário

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o TSE instituiu protocolos sanitários a fim de proteger a saúde de eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais. As seções eleitorais terão álcool em gel e os mesários receberão equipamentos de proteção individual.

Além da máscara, se possível, cada eleitor deve levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Não é recomendável levar crianças ou acompanhantes para o local de votação.

Ao entrar em sua seção eleitoral, o eleitor deverá ficar em frente à mesa respeitando a distância de pelo menos um metro, e exibir seu documento ao mesário a distância.

Apuração

A sede dos cartórios eleitorais de Sorocaba, na Praça da Maçonaria, no Mangal, será o local onde irá ocorrer a apuração e a totalização dos votos da cidade, e também dos municípios de Araçoiaba da Serra e de Salto de Pirapora. A estimativa da Justiça Eleitoral é de que, por volta das 18h30, ou seja, uma hora e meia após o início da apuração, às 17h, os resultados finais comecem a ser divulgados.

Além da cobertura on-line do Cruzeiro do Sul, o eleitor poderá acompanhar a apuração dos resultados por intermédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disponibiliza aplicativos para consulta dos resultados das eleições nas cidades a partir dos votos já apurados, disponíveis para download nas lojas Google Play e App Store. (Da Redação)

Eleitores escolhem hoje prefeitos e vereadores

Eleitores escolhem hoje prefeitos e vereadores

Galeria

Confira a galeria de fotos