Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação abre período de inscrições para as creches

02 de Fevereiro de 2021 às 00:23

Unidade da Casa do Cidadão Ipanema, que fica na Av. Ipanema, 3.439, na Vila Helena. Crédito da foto: Emídio Marques (22/3/2019)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), iniciou, ontem (1), o período de inscrições do mês de fevereiro para vagas em creches. O prazo para se inscrever vai até o dia 12.

Para facilitar a inscrição, as unidades das Casas do Cidadão farão atendimentos presenciais aos pais ou responsáveis para tirar todas as dúvidas, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, das 8h às 12h. “Enviaremos profissionais da Sedu para auxiliar no atendimento referente às dúvidas sobre documentação necessária e orientar sobre as classificações prioritárias”, destaca o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Além do atendimento presencial, a Sedu disponibiliza também formulário on-line para inscrição, pelo link: http://educacao.sorocaba.sp.gov.br/cadastromunicipalunificado/2a-classificacao-atendimento-em-creche-para-fevereiro2021/

Documentos necessários

Os documentos necessários para a realização da inscrição, tanto presencial, como on-line, são: certidão de nascimento da criança; documentos dos pais com foto e que conste o número do CPF; comprovante de residência no município de Sorocaba em nome dos pais ou responsáveis e atualizado, no máximo, com os últimos três meses. Os arquivos deverão ser anexados no site da Sedu, por meio de fotos ou digitalizados em JPEG ou PDF, ou enviados às Casas do Cidadão, no caso da inscrição presencial.

“Todas as crianças de 3 meses a 3 anos têm direito à vaga em creche. A comprovação de trabalho só é necessária para os pais que apontarem a classificação de ‘responsável trabalhador’ ou que precisem apresentar laudo médico, no caso de crianças com deficiência, por exemplo”, explica Carrara.

No caso de situações específicas para classificações prioritárias, os documentos necessários são: comprovante de trabalho dos pais ou responsáveis holerite ou Carteira de Trabalho (parte que contém a identificação e contrato de trabalho); laudo médico; comprovante judicial de guarda e documento que comprove participação no Cadastro Único.

O resultado da inscrição será enviado no e-mail do pai/mãe ou responsável cadastrado. Caso seja constatada falta de algum documento, ou o mesmo não esteja de acordo com o preenchimento, a inscrição será indeferida e poderá ser refeita até o dia 12 de fevereiro. Ninguém fica sem fazer inscrição, destaca a Sedu.

“É muito importante para os pais ou responsáveis se atentarem ao nome da pessoa que vai discriminado no comprovante de residência, pois é preciso bater com o nome do responsável pela criança. Outra situação recorrente é no momento de comprovar a profissão, em que muitas pessoas não apresentam documentação adequada, como holerite, comprovante de INSS ou, se for autônomo, um documento comprobatório assinado por testemunhas”, frisa o secretário Carrara.

Em caso de inferimento da inscrição, para saber o motivo, a Sedu conta com dois canais de atendimento: o e-mail [email protected] e o WhatsApp (15) 3228-9516.

O comprovante da inscrição realizada será encaminhado aos pais ou responsáveis via e-mail. O resultado das crianças com inscrição aprovada será publicado no site oficial da Prefeitura de Sorocaba, na aba da Secretaria da Educação, no dia 19 de fevereiro. Após a inscrição aprovada para a vaga, é necessário fazer a matrícula na unidade escolar entre os dias 22 e 26 de fevereiro.

Endereços

Confira os endereços das Casas do Cidadão de Sorocaba:

Casa do Cidadão Paço Municipal (Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041 andar térreo, Alto da Boa Vista);

Casa do Cidadão Ipanema (Av. Ipanema, 3.439, Vila Helena);

Casa do Cidadão Itavuvu (Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras);

Casa do Cidadão Éden (Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 80, Éden);

Casa do Cidadão Ipiranga (Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga);

Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias (Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias); e

Casa do Cidadão Nogueira Padilha (Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência).

O horário exclusivo para inscrições em creches é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com exceção da unidade do Paço, que atende das 8h30 às 12h. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)