Buscar no Cruzeiro

Buscar

Edital do Integrabike permanece suspenso por mais um mês

17 de Fevereiro de 2021 às 21:01
Marcel Scinocca [email protected]

Edital do Integrabike permanece suspenso Serviço de compartilhamento de bicicletas foi iniciado em Sorocaba em 2012. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (30/9/2020)

Após a suspensão do edital do Integrabike -- programa de compartilhamento de bicicletas de Sorocaba -- que estava em andamento desde dezembro do ano passado, o município lançará um novo procedimento licitatório.

A informação é da Urbes, que gerencia o trânsito e o transporte da cidade. Não há data para que isso ocorra, mas a expectativa é de que seja no mês que vem. O cancelamento da licitação foi noticiada pelo Cruzeiro do Sul, na terça-feira (16).

E, por decisão do governo municipal, o serviço também está temporariamente suspenso para uso do público.

De acordo com a empresa pública, a nova administração optou por trabalhar na abertura de um novo edital para o sistema Integrabike, “prevendo um modelo mais moderno de serviço, com uma série de inovações em relação ao sistema anterior, inclusive com a possibilidade de parceria com a iniciativa privada".

De acordo com a Urbes, as bicicletas terão outras novidades, além das especificações previstas, como design ergonômico e durável, câmbio manual, tecnologia de empréstimo e devolução, sistema antifurto, entre outras.

A Urbes informou, ainda, que devido aos ajustes necessários para implantação desse novo modelo, “pode ser que o prazo para abertura da licitação, previsto para este mês de fevereiro, estenda-se por um pouco mais de tempo”.

Histórico

Em setembro de 2020, a Urbes assumiu o gerenciamento do serviço de compartilhamento de bicicletas. À época, a empresa operadora teria optado por deixar a cidade, alegando “dificuldades de atender às bases atuais do sistema”.

“Desde o encerramento do contrato, o Executivo tem efetuado renovações emergenciais para que o sistema continuasse em operação. Um nova licitação deverá ser concluída até dezembro de 2020. Nesse período, a Urbes executará o serviço. O objetivo é construir um projeto mais tecnológico, com novas estações e integrado para usuários do transporte coletivo e usuários eventuais”, garantiu a Urbes na ocasião. O contrato era de 2016.

Dias depois houve a suspensão dos empréstimos. Foi alegado que a medida era necessária para que a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico e a Urbes pudessem receber as bicicletas que seriam doadas pela antiga operadora.

O edital cancelado foi publicado no início de dezembro de 2020. No pregão eletrônico que foi revogado, havia a previsão de que ocorresse o certame com a entrega das propostas em 7 de janeiro. A Urbes não informou se essa sessão chegou a ocorrer.

O serviço de compartilhamento de bicicletas foi iniciado em Sorocaba em 2012, ainda na gestão do então prefeito Vitor Lippi (PSDB). Houve uma reformulação em 2016, já na gestão de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB).

O serviço chegou a contar com 25 estações e 200 bicicletas, distribuídas em pontos movimentados de Sorocaba, complementando o transporte coletivo da cidade. (Marcel Scinocca)