Buscar no Cruzeiro

Buscar

Drive-thru para vacinação contra a Covid registra grandes filas em Sorocaba

13 de Abril de 2021 às 14:11
Wilma Antunes [email protected]

Fila vacinação Instituto Humberto de Campos. Crédito da foto: Fábio Rogério

Filas de carros foram registradas em alguns postos de vacinação drive-trhu de Sorocaba, na manhã desta terça-feira (13). Idosos de 74 nos ou mais — que já se vacinaram com a primeira dose da CoronaVac até o dia 19 de março — tiveram a opção de ir à quatro pontos da cidade para garantir a segunda dose do imunizante. A aplicação ocorre, das 8h às 16h, no Shopping Cidade Sorocaba, na Igreja Universal do Reino de Deus Unidade Centro, no Instituto Humberto de Campos e na Sociedade Recreativa São Bento.

No fim da fila do Instituto Humberto de Campos, o aposentado Isaías Ramos, de 74 anos, disse que já aguardava ali por cerca de 30 minutos e sentiu falta da divisão de horários. "Da outra vez, tomamos a vacina na parte da tarde. Quem tinha 74 anos tomava a vacina durante a tarde e quem tinha 75, de manhã. Desta vez não teve isso, veio todo mundo cedo e acumulou", conta.

A educadora Selma Lima, de 55 anos, ficou mais de uma hora na fila. Ela levou a mãe, Sebastiana Silva, de 79 anos, para ser imunizada. "Está muito confuso, não tem placas de sinalização suficiente. As pessoas saem da avenida e ficam perdidas. Senti falta de uma organização melhor", desabafa. A aposentada Irene Ribeiro, de 74 anos, também estava cansada de esperar. "Cheguei aqui há quase uma hora, a fila continua enorme", diz. Além do instituto, também houve fluxo intenso de veículos nas imediações do drive-thru da Igreja Universal.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, houve uma alta na procura pelo ponto de vacinação do Instituto Humberto de Campos, por volta das 10h, e mais servidores já foram rapidamente encaminhados ao local para apoiar na ação. Neste ponto, tinham sido vacinados mais de 1.600 idosos até a hora do almoço.

"Os outros três pontos de vacinação se encontram com menor demanda. Também como medida para agilizar o atendimento à população foi antecipado em cerca de uma hora o horário de início da ação de vacinação em todos os pontos, começando por volta das 7h", destaca a administração municipal.

Ainda conforme a Prefeitura, agentes da Urbes dão apoio na organização, sinalização e monitoramento do fluxo de veículos. O fluxo também é acompanhado pela equipe do Centro de Controle de Operações (CCO), por meio de videomonitoramento, que ajuda no redirecionamento das ações e de reforço na sinalização viária, com cones e outros dispositivos. (Wilma Antunes)