Buscar no Cruzeiro

Buscar

Drive thru faz doação de mudas de árvores em Sorocaba

10 de Agosto de 2020 às 11:59

Doação de mudas acontece até quarta-feira (12) em Sorocaba. Crédito da Foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

 

800 mudas de árvores serão doadas no sistema drive thru em Sorocaba a partir desta segunda-feira (10). A ação da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da prefeitura faz parte da programação de aniversário de 366 anos da cidade. A doação é realizada no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, até quarta-feira (12), das 10h às 13h.

O objetivo da iniciativa é estimular os moradores a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município. Dessa forma, eles podem ajudar na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

Mudas de árvores

De acordo com a Sema, serão disponibilizadas mudas de ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla), pata-de-vaca (Bauhinia longifolia), cereja-de-rio-grande (Eugenia involucrata) e pitanga (Eugenia uniflora). Cada morador poderá levar até quatro exemplares.

As espécies frutíferas, como a pitanga e a cereja-de-rio-grande, por exemplo, são ideais para o plantio em quintais, assim como o ipê-rosa. Já a pata-de-vaca é indicada para calçadas, com ou sem fiação elétrica.

No local da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente vai auxiliar os moradores a escolherem qual espécie é mais adequada a sua necessidade, com informações sobre as características de cada espécie, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio.

O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.