Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dois bairros de Sorocaba ganharão 91 árvores neste sábado (14)

14 de Setembro de 2019 às 00:01

Dois bairros ganharão hoje 91 árvores Munícipes e estudantes poderão participar do plantio de exemplares arbóreos. Crédito da foto: Assis Cavalcanti / Secom Sorocaba

Neste sábado (14), a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) vai promover três atividades dentro da programação comemorativa ao Dia da Árvore (21 de setembro). Às 9h, a área pública do Jardim Guadalajara, na rua Lituânia, altura do número 600, ao lado do campo de futebol, ganhará 75 mudas de exemplares arbóreos. Às 15h, o plantio de 16 árvores ocorrerá na escola municipal Profª Maria de Lourdes Martins Martinez, na rua Dária Galvão da Silva, 292, no Jardim Santa Bárbara. Além disso, será realizado o 1º Seminário do Bambu em Sorocaba, das 8h às 17h, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, que contará com palestras e o lançamento de um livro sobre o tema.

Além de embelezar os locais, as árvores são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo. Os locais receberão mudas de espécies variadas, como ipês branco e amarelo, urucum, aroeira-salsa, pau-viola, pitanga, goiaba, entre outras.

De acordo com a Sema, a área pública localizada na rua Lituânia possui inclusive nascente. A arborização no entorno de cursos da água e regiões de nascentes é extremamente importante, pois a cobertura vegetal evita o assoreamento do rio e contribui para a longevidade das nascentes.

Bambu

Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar), Sindicato Rural de Sorocaba, Rede Paulista do Bambu (Rebasp) e Associação Brasileira do Bambu (BambuBR), o objetivo do Seminário de Bambu é difundir as potencialidades do uso do bambu e os avanços no conhecimento sobre esse grupo vegetal visando fomentar o desenvolvimento da sua produção na região, bem como das tecnologias associadas.

[irp posts="90514" ]

 

Após o ciclo de palestras, será lançado o livro “Bambu: Características e Aplicações na Construção Civil e Arquitetura”, de autoria do professor Antonio L. Beraldo e do engenheiro civil Luiz Roberto Aleixo. Todas as vagas foram preenchidas. Mais informações: (15) 3235.1130.

Doação de mudas

Dois bairros ganharão hoje 91 árvores Mudas de romã, pitanga, goiaba e araçá-roxo serão distribuídas à população. Crédito da foto: Assis Cavalcanti / Secom Sorocaba

Na próxima segunda-feira (16), das 9h às 12h, na praça Coronel Fernando Prestes, será feita a doação de 300 mudas de árvores frutíferas. Cada pessoa poderá levar uma muda para plantar no quintal de sua casa. A atividade de Educação Ambiental também integra a programação em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

Serão doadas mudas de romã, pitanga, goiaba e araçá-roxo, produzidas no viveiro do Parque Natural “Chico Mendes”. Na praça, o público receberá informações sobre a espécie adquirida e da importância do cuidado no momento da escolha do local do plantio da árvore, bem como os procedimentos para fazê-lo de forma correta.

[irp posts="162977" ]

 

Além da beleza, as árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

Durante o evento, a equipe da Sema também levará a ação educativa da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, com uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) de espécies da região que sofrem com os incêndios, além de bate-papo e entrega de material informativo. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos