Buscar no Cruzeiro

Buscar

Doação de leite humano continua segura

26 de Agosto de 2020 às 00:01

Doação de leite humano continua segura Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (23/7/2018)

Fundamental para a sobrevivência, o leite humano aumenta a imunidade e oferece boa qualidade de vida aos bebês. Para auxiliar as mães que não têm condições de amamentar os filhos ou recém-nascidos prematuros, os Bancos de Leite Humano do estado participam de doações de mães solidárias que, mesmo sem leite em excesso, podem doar, o que não prejudica em nenhuma hipótese o aleitamento dos próprios bebês.

Além de salvar vidas, a doação beneficia a mulher, que produz mais leite, reduz o risco de câncer de mama, de ovários, evita a osteoporose e apresenta menos sangramento, de acordo com especialistas.

Doação em período de pandemia

A doação de leite humano é segura e o processo de pasteurização inativa o coronavírus. Os procedimentos e rotinas no Banco de Leite estão de acordo com as normas nacionais para prevenir a infecção e propagação da Covid-19.

A pasteurização representa uma alternativa eficaz, praticada no campo da tecnologia de alimentos e conhecida há muito tempo. Vale destacar que se trata de um tratamento térmico aplicável ao leite humano, que adota como referência a inativação térmica do microrganismo mais termorresistente, a Coxiella burnetti.

“Doar leite é seguro no momento de pandemia. Revisitamos todos os nossos processos dentro de um banco de leite. Nós vamos até a casa da doadora, mantendo todos os procedimentos de segurança para evitar a propagação do vírus”, explica Andrea Spinola, coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Leonor Mendes de Barros.

O Banco de Leite Humano do Conjunto Hospitalar de Sorocaba está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, Lageado, e funciona todos os dias das 7h às 11h e das 12h às 19h e também faz coleta domiciliar. O telefone é o 15-3332-9405. (Da Redação)