Buscar no Cruzeiro

Buscar

Diretora de conteúdo do Museu do Futebol participa de live no Instagram do Cruzeiro

18 de Maio de 2020 às 11:25

Vista parcial do Estádio do Pacaembu. Crédito: Reprodução: José Rosael/Hélio Nobre/Museu Paulista da USP

A diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonsi, participou de uma entrevista ao vivo no Instagram do jornal Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira (18), às 15h. No dia Internacional dos Museus, Daniela falou sobre a exposição virtual em homenagem aos 80 anos do Estádio do Pacaembu, que abriga o museu. Confira na íntegra:

A mostra faz parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem pertence o Museu do Futebol, como parte dos esforços de combate ao coronavírus, proporcionando atividades culturais para a população mesmo durante este período de distanciamento social.

A covid-19, aliás, iniciou um novo e importante capítulo na história do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, que atualmente abriga um hospital de campanha para receber pacientes com sintomas leves de coronavírus.

São mais de 50 imagens disponíveis para o público explorar na tela do computador, tablet ou celular, além de dois vídeos de época: um mostra o estádio ainda em construção e, o outro, o “Paca” pronto para sua inauguração, que teve a presença do então presidente da República Getúlio Vargas.

Na exposição virtual, o público poderá explorar desenhos, croquis e plantas arquitetônicas – realizadas ou não – do projeto em Art Déco, além de notícias e fotografias publicadas dos anos 1920 aos anos 1940.

A exposição pode ser acessada aqui.

Museu do Futebol

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.