Buscar no Cruzeiro

Buscar

Diretor do Saae vai à Câmara para explicar novos hidrômetros

30 de Abril de 2019 às 23:16
Marcel Scinocca [email protected]

Diretor do Saae vai à Câmara para explicar novos hidrômetros Ronald Pereira respondeu a questionamentos dos vereadores. Crédito da foto: Emidio Marques

O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), Ronald Pereira, esteve na Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (30) a convite do vereador Fausto Peres (Podemos) para falar sobre a instalação dos últimos hidrômetros em Sorocaba, alvo de muitas reclamações nos últimos meses. No roteiro, 16 perguntas, mas os vereadores puderam acrescentar novos questionamentos.

[irp posts="80217" ]

 

Ele disse que não era possível mensurar arrecadação baseada exclusivamente na troca de hidrômetros. Deixou disponível uma relação de bairros que fazem parte do cronograma da troca. Mais de mil estão na lista. Pereira também destacou que a troca é uma determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo para a redução de perdas na distribuição de água na cidade. Conforme ele, a determinação veio em 2014.

Segundo o diretor, houve cobrança do MP no início de 2017 para que o problema fosse resolvido. Ele também afirmou que atualmente, 60% das reclamações recebidas pela autarquia são referentes a vazamentos. Ronald Pereira destacou a isonomia nas trocas. Para ele, esse princípio foi atendido, uma vez que as trocas estariam ocorrendo em todos os bairros de Sorocaba. “As contas estão voltando ao normal e as reclamações diminuíram drasticamente”, lembra. Pereira também disse que a troca dos hidrômetros já deveria ter sido feita em administrações passadas e pediu economia de água à população. “Isso será sentido no final do mês, na conta”, afirma com relação ao valor das contas atuais.

Sobre a tarifa social, afirmou que houve ampliação do benefício em 70% nos últimos anos. Ele ainda apelou para que mais famílias possam aderir ao programa. O diretor também disse que é preciso escolher entre investimentos em saneamento ou tarifas mais baratas. “Temos que pensar o que queremos para a cidade no futuro. Estamos pensando em Sorocaba de 2030”, defendeu. Com as respostas, Pereira deixou um documento com as receitas e despesas da instituição.

O vereador Francisco Martinez (PSDB) defendeu que a cidade tenha sua própria agência para regular o setor. Atualmente, o Saae Sorocaba responde para uma instituição de Piracicaba. “Realmente não tem nada de errado [com os hidrômetros]. É muito importante a nossa presença aqui na Câmara Municipal para demostrar as nossas medidas, as ações que o Saae toma. Acho que as dúvidas foram esclarecidas. Queremos fazer esses esclarecimentos quantas vezes forem necessárias”, concluiu. (Marcel Scinocca)