Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dicas ajudam a celebrar as festas com mais tranquilidade

21 de Dezembro de 2019 às 09:22
Ana Claudia Martins [email protected]

Na hora das compras é preciso atenção. Crédito da foto: Fábio Rogério/Arquivo JCS (02/12/2019).

Dicas podem ajudar a celebrar as festas de Natal e Ano-Novo com mais tranquilidade. Marcado por importantes datas, dezembro é um mês em que as pessoas, de modo geral, acabam celebrando as festas em diversas oportunidades; com a turma da escola, da faculdade, do trabalho, grupo de amigos. Por isso mesmo, a fim de colaborar pra que as compras de presentes, as despedidas de fim de ano e até mesmo as viagens do período sejam curtidas com segurança e tranquilidade, a Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Saúde (SES), do Procon e da Guarda Civil Municipal (GCM), traz dicas de como garantir que as festas e passeios tenham um final feliz.

No caso das viagens, sejam as curtas para visitar parentes e comemorar com eles, sejam aquelas mais longas, de descanso, é importante ter em mente a segurança da casa, principalmente, se ela for de rua. Manter e redobrar a atenção ao cotidiano da sua vizinhança é fundamental na garantia da integridade da residência. É bom estar atento a pessoas diferentes paradas por muito tempo nas imediações ou mesmo aquelas pessoas que batem às portas sob alegação de algum pedido e que podem estar na observação do espaço.

Pensando nisso, a Guarda Civil Municipal (GCM) orienta aos cidadãos que vão sair em férias e deixarão a casa sozinha que avisem um vizinho sobre o tempo em que ficarão fora e alertem sobre movimentações estranhas, caso ocorram. Peça para que as correspondências sejam recolhidas, suspenda a entrega de jornais e mantenha bem fechadas portas e janelas. Medidas como estas cooperam para maior segurança e ajudam bastante o trabalho da Polícia Militar e da GCM.

Na hora das compras

Considerando-se que nos centros comerciais o registro de casos está vinculado a furtos de bolsas, carteiras e celulares, é indicado que as pessoas estejam mais atentas, principalmente nesta época do ano de compra de presentes. Os mal intencionados aproveitam qualquer momento de distração do consumidor para agir, por isso, é importante ficar de olhos bem abertos.

Na hora das compras, principalmente em regiões de maior aglomeração, o ideal é andar sempre olhando o movimento a sua volta, evitar ficar ao celular ou parado diante de vitrines, pois esses são momentos apropriados para a ação de marginais, principalmente em busca de eletrônicos. Colocar bolsa e mochila à frente ao corpo é outra opção para diminuir os furtos. Se for levar crianças e idosos às compras, oriente-os a procurarem um ponto de referência, em caso de se perderem uns dos outros buscar sempre por uma autoridade; guardas municipais ou a polícia.(A.C.M)