Dia será de calor intenso no Estado de São Paulo
Recomendação é evitar exercícios físicos nos períodos mais quentes do dia. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/9/2020)
O dia de hoje será muito quente em várias regiões do Brasil. Os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins, Paraná, Maranhão e Piauí devem ser as áreas mais quentes no País, conforme a empresa de meteorologia Climatempo. Para este domingo, a máxima prevista em Sorocaba é de 35ºC.
As capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande e Cuiabá podem bater o recorde de calor para este ano. Mas Cuiabá poderá registrar a maior e temperatura de sua história climática que começou em 1911. O recorde histórico atual é de 42,6°C.
Na transição entre agosto e setembro, há menor umidade na região central do Brasil por causa de bloqueios atmosféricos, o que causa tempo seco e temperaturas elevadas na região. A segunda quinzena de setembro deve ser mais úmida, com temperaturas mais amenas, por causa das condições frias do Oceano Pacífico.
Além das recomendações para distanciamento social e uso de máscara com a pandemia de Covid-19, a Defesa Civil também recomenda que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes. Por causa do ar seco, também é recomendado umidificar ambientes, principalmente em relação a crianças e idosos.
Níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 30% devem ser observados na maior parte do interior do País. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, no centro-sul do Tocantins, centro-oeste de Minas Gerais e em São Paulo, os níveis de umidade ficam extremamente baixos, atingindo situação de emergência, entre 10% e 19%. (Da Redação)