Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia Mundial do Gato: campanha incentiva adoção de gatos do Cemitério da Saudade

17 de Fevereiro de 2021 às 14:55
Ana Claudia Martins [email protected]

Vários gatos vivem há anos no Cemitério da Saudade, em Sorocaba. Crédito da foto: Secom/Sorocaba.

A Prefeitura de Sorocaba escolhe o Dia Mundial do Gato, que é comemorado nesta quarta-feira (17), para dar início à campanha “Uma nova chance, uma nova história, um novo lar”, nas redes sociais. Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), a campanha visa promover a adoção responsável de cerca de 100 gatos, que vivem há anos no Cemitério da Saudade, na região do Além Linha, o principal cemitério municipal da cidade.

O objetivo da atual administração é garantir um ambiente seguro e de cuidados para o bem-estar desses animais que estão nas ruas. “Os gatos mais agressivos serão levados para o nosso Abrigo Municipal, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, onde receberão todos os cuidados e lá permanecerão. Já, os felinos mais dóceis serão encaminhados para adoção, assim que forem castrados, caso ainda não tenham sido, além de vacinados e vermifugados”, afirma o secretário da Sema, Antonio Prieto.

A ideia é garantir um lar seguro, com cuidado e carinho a todos eles. Uma protetora de animais de Sorocaba cuida há alguns anos desses gatinhos, de forma independente, principalmente fornecendo água e ração.

A Sema informa ainda que já castrou uma parte desses animais. “Valorizamos muito o trabalho dos protetores e dessa, em especial, porém o cemitério não pode continuar sendo abrigo para eles, onde ficam expostos ao sol, à chuva e, no inverno, também ao frio. E acredito que nós, como Poder Público, podemos fazer muito mais por esses animaizinhos abandonados e, com a ajuda de todos, conseguiremos um lar para esses gatos”, enfatiza o secretário.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade disponibilizará o WhatsApp: (15) 99159.4118, para que as pessoas interessadas em adotar, de forma responsável, esses gatos entrem em contato, conforme os animais forem sendo capturados e levados ao Abrigo Municipal, para receberem todos os cuidados necessários, antes da doação.

Dedetização no Cemitério da Saudade

Com a realização do serviço de dedetização no Cemitério da Saudade a pedido da população do entorno, muitas pessoas manifestaram sua preocupação em relação aos gatos que vivem no local. Para assegurar o bem-estar desses animais, técnicos da Sema realizaram o monitoramento, durante e após o procedimento, e não houve nenhum incidente com os felinos, segundo a pasta.

Dia Mundial do Gato é tema do Cruzeiro Remix no Instagram

Para celebrar o Dia Mundial do Gato, o Cruzeiro Remix desta quarta-feira (17) apresenta uma edição especial com o tema no Istagram do Cruzeiro do Sul (@jornalcruzeiro).  Além de dicas e cuidados sobre os gatos, você também vai conferir curiosidades sobre eles, e ainda ver imagens de belos felinos. O Remix especial também traz uma surpresa para quem assistir a edição sobre os gatos até o final. Não perca, após as 16h no Instagram @jornalcruzeiro!