Sorocaba e Região

Dia Mundial do Gato: campanha incentiva adoção de gatos do Cemitério da Saudade

Cerca de 100 gatos vivem há anos no Cemitério da Saudade, um dos principais da cidade
Vários gatos vivem há anos no Cemitério da Saudade, em Sorocaba. Crédito da foto: Secom/Sorocaba.

A Prefeitura de Sorocaba escolhe o Dia Mundial do Gato, que é comemorado nesta quarta-feira (17), para dar início à campanha “Uma nova chance, uma nova história, um novo lar”, nas redes sociais. Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), a campanha visa promover a adoção responsável de cerca de 100 gatos, que vivem há anos no Cemitério da Saudade, na região do Além Linha, o principal cemitério municipal da cidade.

O objetivo da atual administração é garantir um ambiente seguro e de cuidados para o bem-estar desses animais que estão nas ruas. “Os gatos mais agressivos serão levados para o nosso Abrigo Municipal, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, onde receberão todos os cuidados e lá permanecerão. Já, os felinos mais dóceis serão encaminhados para adoção, assim que forem castrados, caso ainda não tenham sido, além de vacinados e vermifugados”, afirma o secretário da Sema, Antonio Prieto.

Leia mais  Polícia prende 7 integrantes de 'tribunal do crime' em Sorocaba

A ideia é garantir um lar seguro, com cuidado e carinho a todos eles. Uma protetora de animais de Sorocaba cuida há alguns anos desses gatinhos, de forma independente, principalmente fornecendo água e ração.

A Sema informa ainda que já castrou uma parte desses animais. “Valorizamos muito o trabalho dos protetores e dessa, em especial, porém o cemitério não pode continuar sendo abrigo para eles, onde ficam expostos ao sol, à chuva e, no inverno, também ao frio. E acredito que nós, como Poder Público, podemos fazer muito mais por esses animaizinhos abandonados e, com a ajuda de todos, conseguiremos um lar para esses gatos”, enfatiza o secretário.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade disponibilizará o WhatsApp: (15) 99159.4118, para que as pessoas interessadas em adotar, de forma responsável, esses gatos entrem em contato, conforme os animais forem sendo capturados e levados ao Abrigo Municipal, para receberem todos os cuidados necessários, antes da doação.

Leia mais  Prefeitura aguarda decreto para definir sobre toque de restrição

Dedetização no Cemitério da Saudade

Com a realização do serviço de dedetização no Cemitério da Saudade a pedido da população do entorno, muitas pessoas manifestaram sua preocupação em relação aos gatos que vivem no local. Para assegurar o bem-estar desses animais, técnicos da Sema realizaram o monitoramento, durante e após o procedimento, e não houve nenhum incidente com os felinos, segundo a pasta.

Dia Mundial do Gato é tema do Cruzeiro Remix no Instagram

Para celebrar o Dia Mundial do Gato, o Cruzeiro Remix desta quarta-feira (17) apresenta uma edição especial com o tema no Istagram do Cruzeiro do Sul (@jornalcruzeiro).  Além de dicas e cuidados sobre os gatos, você também vai conferir curiosidades sobre eles, e ainda ver imagens de belos felinos. O Remix especial também traz uma surpresa para quem assistir a edição sobre os gatos até o final. Não perca, após as 16h no Instagram @jornalcruzeiro!

Comentários