Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia do Desafio será em formato diferente por causa da pandemia

27 de Maio de 2020 às 00:01

Dia do Desafio será em formato diferente Desta vez não haverá equipes e nem disputa entre cidades. No ano passado, a competição foi com San Luis, em Cuba. Crédito da foto: Manuel Garcia / Arquivo JCS (29/5/2019)

Fruto de uma campanha global criada há 26 anos com intuito de incentivar a prática da atividade física e do esporte para combater ao sedentarismo, o Dia do Desafio acontece nesta quarta-feira (27) em um formato diferente em virtude da pandemia do novo coronavírus.

A ação tradicionalmente mobiliza milhares de pessoas nas ruas, parques, praças e empresas, mas neste ano, para evitar aglomerações, terá de ser realizada dentro de casa. “Neste ano, o Dia do Desafio também não vai ter aquela competição entre as cidades, mas vai reforçar o seu objetivo original, que é o de levar a mensagem de que a prática de atividades físicas e de esportes melhora a qualidade de vida, principalmente neste momento de quarentena, em que as pessoas estão em casa, e tendem a ficar mais sedentárias”, destaca Alisson Martins, monitor de esportes do Sesc Sorocaba.

Dia do Desafio será em formato diferente Alisson Martins, monitor do Sesc. Crédito da foto: Divulgação

Sem o caráter competitivo, o Sesc-SP, entidade que coordena o Dia do Desafio no continente americano, pede que instituições e pessoas compartilhem hoje em suas redes sociais vídeos com práticas de atividade física, desafios, bate-papos, relatos de experiências e boas práticas relacionadas à importância da prática de esportes e movimento usando as hashtags #DiaDoDesafio e #JuntosNoDiaDoDesafio.

[irp posts="124959" ]

 

No ano passado, Sorocaba disputou com San Luis, em Cuba, e perdeu o desafio, já que registrou 6,10% de adesão da população ante 38,52% da cidade cubana. Para Martins, essa “disputa saudável” entre cidades do mesmo porte, é uma característica antiga do Dia do Desafio, mas não se traduz na essência da campanha. “O importante é se exercitar. E o Dia do Desfio pode ser um excelente dia para começar”, recomenda.

Dia do Desafio será em formato diferente A educadora física Jéssica Cardoso. Crédito da foto: Divulgação

A educadora física Jéssica Cardoso assinala que a atividade regular e moderada é indicada em todas as fase da vida. “Na infância contribui com o desenvolvimento motor e cognitivo, enquanto na vida adulta ajuda a manter os níveis metabólicos saudáveis como manutenção da glicemia, pressão arterial, além de melhorar a postura e diminuir do risco de eventos cardiovasculares, como infarto”, comenta.

[irp posts="254562" ]

 

Ela considera o Dia do Desafio uma ação importante para estimular a prática da manutenção da saúde da população. “E durante a quarentena, é mais importante ainda que cuidemos da nossa saúde, uma vez que todos estamos mais sedentários e mais do que nunca, precisamos nos manter saudáveis”, recomenda.

A profissional destaca que é possível realizar atividades físicas no quintal ou na sala de casa sem necessariamente ter equipamentos esportivos. “Mexa-se, caminhe, brinque com as crianças, pule com o cachorro, dance com os vídeos do YouTube, sente e levante do sofá algumas vezes”, recomenda. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos