Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia do Advogado é celebrado com arrecadação de donativos

11 de Agosto de 2020 às 00:01

Dia do Advogado é celebrado com arrecadação de donativos Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (6/7/2012)

Em comemoração ao Dia do Advogado, celebrado nesta terça-feira, a Subseção de Sorocaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lança nesta terça-feira (11) uma campanha de arrecadação de donativos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Órgão de classe pretende arrecadar alimentos não perecíveis. Assim, são esperados produtos de higiene, brinquedos, roupas e sapatos que poderão ser entregues na sede da instituição até o dia 30 de outubro.

Palestras para advogado

Entre as ações para a data, a OAB Sorocaba também realizará ao longo do mês de agosto uma série de palestras de aperfeiçoamento para advogados do município. A secretária-geral do órgão na cidade, Juliana Vieira Mazzei, explicou que iniciativa tenta minimizar os impactos sociais da doença.

O Dia do Advogado é celebrada anualmente em 11 de agosto, a data faz alusão a criação dos cursos jurídicos no Brasil, em 1827. Quase dois séculos depois, a comemoração da classe acontece em meio à pandemia do novo coronavírus e traz à tona diversas mudanças aos operadores do direito.

Pandemia e o Direito

Desde março deste ano, início do período de isolamento social, o dia a dia desses profissionais foi drasticamente afetado. Do atendimento dos clientes às audiências, tudo precisou ser repensado, buscando soluções remotas para que o amplo acesso ao direito não fosse prejudicado.

Para o presidente da subseção Sorocaba da OAB, Márcio Leme, o cenário “caótico” traz à tona a discussão sobre o futuro da profissão no país. “A pandemia na prática antecipou, ainda que de maneira abrupta e cruel, várias tendências de comportamento e de inovações”, reflete o advogado, em um comunicado divulgado à imprensa.

O juiz de direito e diretor acadêmico da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), Hugo Maranzano, explica que em 2020 o mundo jurídico precisou aderir de uma vez ao uso da tecnologia.

“Eu diria que o ponto marcante da pandemia é a aceleração da revolução digital. O mundo do direito vinha discutindo há tempos as transformações e avançamos muito nos processos. Mas agora os fóruns têm realizado as audiências de maneira totalmente digital“, analisa o magistrado.

Tecnologia no Direito

Maranzano enfatiza ainda que em um futuro pós-pandêmico trará novos desafios e muitas oportunidades para os operadores do direito. “A ciência jurídica é a ciência da convivência humana e nenhum instrumento digital substituirá um bom profissional”, avalia o juiz.

Para o professor e coordenador do curso de direito da Universidade de Sorocaba (Uniso), Fernando Silveira Melo Plentz Miranda, o novo coronavírus explicita a importância das relações pessoais no exercício do direito.

“Nós vamos valorizar muito mais o contato humano quando ele voltar a acontecer. Nós vamos aproveitar muito mais, seja no dia a dia do Poder Judiciário, ou nas aulas do meio acadêmico”, garante Miranda.

“A palavra fundamental para os futuros advogados é o comprometimento. Se for fazer, faça sempre bem feito”, aconselha o professor.

Conforme divulgado pela OAB Sorocaba, as doações de itens essenciais podem ser entregues na sede localizada à avenida Três de Março, nº 495, no Alto da Boa Vista. Outras atividades comemorativas relacionadas ao Dia do Advogado devem ser divulgadas nas redes sociais da entidade. (Wesley Gonsalves)