Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia das Crianças deve fazer vendas crescerem 2% neste ano em Sorocaba

04 de Outubro de 2019 às 00:01

Vendas devem crescer 2% para Dia das Crianças Brinquedos são os presentes preferidos para a data. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (9/10/2018)

 

A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) divulgou a expectativa de vendas para o Dia das Crianças deste ano. A previsão é de aumento em até 2% na comparação com o ano passado.

Pesquisa feita pela Associação Comercial em parceria com a Esamc Jr. apontou que 90% dos entrevistados pretendem comprar presentes para os filhos, netos, sobrinhos ou afilhados -- crianças que mantém laços de parentesco ou afetivos.

Os presentes preferidos são os brinquedos (60%), seguidos de roupas (17%) e eletrônicos (13%). O tíquete médio será de R$ 130.

A Boa Vista SCPC dá algumas dicas para comprar o presente certo, sem comprometer as finanças: saber a preferência da criança, pesquisar preços em diferentes lojas, estipular um limite de valor e, se possível comprar com antecedência para não correr o risco de falta do produto ou de aumento de preço.

O Procon Sorocaba ressalta que todo brinquedo -- nacional ou importado -- precisa ter o selo do Inmetro. O certificado pode vir impresso, em etiqueta autoadesiva na embalagem ou, ainda, afixado no brinquedo em etiquetas, como no caso de bonecos de pelúcia. O certificado mostra que o brinquedo, ou material, foi produzido seguindo os requisitos mínimos para a segurança e a idade da criança.

[irp posts="27425" ]

 

Outra recomendação do Procon é evitar o mercado informal. Por causa da falsificação podem ocorrer vários problemas e “se não existe um fornecedor responsável facilmente identificável, a situação de troca ou devolução fica mais difícil”.

É importante ainda ler as instruções do brinquedo, normalmente na embalagem, antes de entregá-lo à criança, principalmente para aquelas com menos de três anos de idade. O Procon informa, também, que a troca de produtos sem vícios (defeitos) é uma opção do fornecedor, como por causa da cor, modelo ou tamanho.

O superintendente do Procon Sorocaba, Carlos Alberto Rocco, considera importante que os pais pensem no aspecto educativo dos brinquedos. “É aconselhável que os pais deem preferência aos brinquedos educativos, que estimulam a inteligência, o raciocínio, a afetividade e a socialização da criança”, enfatizou. (Da Redação)