Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia da Consciência Negra tem reflexões, capoeira e maracatu

21 de Novembro de 2020 às 01:21

Dia da Consciência Negra tem reflexões, capoeira e maracatu Em frente à Capela de João de Camargo, no Jardim Faculdade, grupos de capoeiristas... Crédito da foto: Fábio Rogério (20/11/2020)

Uma programação voltada à celebração e reflexão marcou a passagem do Dia da Consciência Negra celebrado ontem, 20 de novembro, em Sorocaba. Neste ano, as atividades foram realizadas de forma virtual por conta da pandemia da Covid-19.

De manhã, uma cerimônia ecumênica na Capela de João de Camargo, foi transmitida ao vivo pela internet, e contou com exibições de roda de capoeira e de grupo de maracatu.

Dia da Consciência Negra tem reflexões, capoeira e maracatu ...e de maracatu fizeram apresentações durante o período da manhã, após a cerimônia ecumênica. Crédito da foto: Fábio Rogério (20/11/2020)

À noite, bate-papo com a jovem youtuber Maria Clara, dona do canal “Pretinha Sim”, sobre “Os enfrentamentos da juventude preta”; com José Vicente, advogado e doutor em Educação; e o ativista José Marcos completariam a programação realizada pela Coordenadoria da Igualdade Racial e Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCNS), com apoio das Secretarias de Cultura (Secult) e Cidadania (Secid).

Evento beneficente

Hoje, dando continuidade à programação, o Centro Cultural Quilombinho promove o evento beneficente “Samba pra Palmares”. O evento com entrada gratuita ocorre a partir do meio-dia até 20h na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que fica na rua Júlio Hanser, 140, no Jardim Faculdade. A renda da comercialização de bebida e comida será revertida ao Centro Cultural Quilombinho.

Com capacidade limitada de pessoas e seguindo os protocolos das autoridades de saúde, o evento contará com exposição de arte e artesanato e apresentações musicais com o grupo Firma o Ponto Samba de Terreiro, Flavinho Batucada (especial Cacique de Ramos), Dj Preto (black e samba-rock) e roda de capoeira com o grupo Bem Brasil. (Felipe Shikama)