Dia da Bandeira é comemorado nesta quinta-feira (19)
Crédito da foto: Fábio Rogério (3/9/2020)
Nesta quinta-feira (19), é comemorado o Dia da Bandeira. A data, criada para homenagear o pavilhão nacional estabelecido logo após a proclamação da República, foi assunto na Alesp.
Usualmente, a data que marca a definição do pavilhão é comemorada com passeatas e desfiles cívico-militares por todo o país. Este ano, devido à pandemia de Covid-19, haverá mudanças na comemoração.
Para o deputado Coronel Telhada (Progressistas), é preciso dar mais valor a esse símbolo nacional. “Muitas vezes os brasileiros nem lembram desse dia. Muitos homens e mulheres já morreram defendendo esse símbolo e é inadmissível que deixem de cultuar nossa bandeira nacional”, afirmou o parlamentar.
O deputado Tenente Coimbra (PSL), falou sobre a mensagem por trás da definição da 13ª bandeira da história do país. “Não é só uma bandeira física, mas todo um significado sobre que novo Brasil queremos para o futuro e qual velho deixaremos para trás”, explicou.
Morre o carnavalesco Edson Negraxa
O sambista e carnavalesco Edson Cesar Leite, conhecido como Edson Negraxa, faleceu nesta quarta-feira (18), em Sorocaba. Ele tinha 55 anos. Apesar de amigos afirmarem que a causa foi enfarte, a família não divulgou o motivo do falecimento.
Negraxa foi um dos mais de 20 mil sorocabanos que contraíram o novo coronavírus. Ele chegou a ficar internado por causa da Covid-19 e teria se recuperado. Apaixonado por carnaval, ele foi presidente da União Sorocabana das Escolas de Samba (Uses). A paixão o levou para duas escolas de samba de Sorocaba - Furiosa Real e Terceiro Centenário.
Paixão
Conforme o também carnavalesco Caio Vinícius Rocha, conhecido como Caio Negro, a paixão era tanta que ele se viu na obrigação de contribuir com a organização do carnaval de Sorocaba, participando da Uses.
Outra lembrança do amigo diz respeito ao vice-campeonato conquistado pela Furiosa. Na ocasião, ele recebeu duas notas 10 no quesito bateria. Nestas eleições ele foi candidato a vereador pelo Podemos, não sendo eleito. O velório será das 8h30 às 10h30 desta quinta-feira (19), na Ossel Vila Assis.
Isenção para armas de fogo
Tramita, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto de lei 658 de 2020, de autoria do deputado estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL), que propõe a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para aquisição de armas de fogo, acessórios e munições.
Caso vire lei, a medida beneficia integrantes das forças de segurança pública estadual que estão na ativa, como também para os inativos e da reserva. A medida valeria desde que disponham de autorização para posse ou porte.
Os caçadores, atiradores e colecionadores (CACs), desde que estejam devidamente registrados nos órgãos competentes, também estão incluídos no projeto.
Cada pessoa beneficiada com a isenção terá direito ao desconto somente para a compra de uma arma e não poderá comercializar os produtos adquiridos pelo período de dois anos.
Errata:
- No artigo de minha autoria “Milagres acontecem diariamente”, publicado na edição desta quarta-feira (18), o número de pacientes de Covid atendidos que retornaram a seus lares excede a 800 e não conforme escrito. Minhas desculpas.
Pe. Flávio Miguel Jr.
- A chamada de capa da edição desta quarta-feira (18) sobre a morte de um casal e o bebê na falésia da praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, informou incorretamente o número da página interna como 9, mas na verdade era a 10.