Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia da Água terá comemoração on-line

18 de Março de 2021 às 00:01

Dia da Água terá comemoração on-line Importância do Rio Sorocaba será enfatizada durante as ações on-line. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (4/6/2020)

Para celebrar o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba, no 22 de março, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realizará atividades especiais e gratuitas, de 22 a 27 de março. A programação contará com ações on-line sobre a temática, voltadas a todas as idades.

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso consciente, manutenção da qualidade das águas do Rio Sorocaba e a preservação dos mananciais. A ação faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

Para abrir a programação, na segunda-feira (22), um vídeo especial sobre o tema será divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba (www.facebook.com/prefeituradesorocaba e @prefeituradesorocaba). O material audiovisual, intitulado Uma Viagem ao Rio Sorocaba, vai apresentar o rio, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia e a importância da água, com a participação de especialistas da área.

No mesmo dia, das 16h às 17h, será realizado o encontro regional on-line Boas Práticas Municipais em Gestão das Águas, em parceria com as prefeituras de Votorantim, Iperó, Porto Feliz, Itu, Cerquilho, Boituva, Piedade, Salto de Pirapora e Tatuí, com o objetivo de realizar a troca de experiências de sucesso relacionadas às boas práticas em gestão das águas. Os interessados devem se inscrever até 21 de março, no site da Sema (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/).

No dia 23 de março, das 10h às 12h, acontece o encontro virtual com os idosos integrantes do Clube Ecológico Roda Viva, que terá a temática da água para celebrar as datas. Outra atividade será Caminhos das Águas On-line, que ocorrerá no dia 24 de março, das 18h às 19h, por meio da plataforma Google Meet, em parceria com o Saae. A ideia é mostrar todo o caminho realizado pela água na cidade, desde a sua captação e tratamento até chegar às residências, bem como o caminho realizado pela água, após seu uso e o tratamento do esgoto gerado, antes de ser devolvida para o rio. A inscrição deve ser feita até de março, também no site da Sema.

A programação também contará com Encontro com o Especialista, por meio da plataforma Google Meet. No dia 25, às 18h, o convidado é o prof. Dr. Welber Senteio Smith, que vai abordar a biodiversidade do Rio Sorocaba e a importância de sua preservação para a manutenção dos seres vivos que dependem da garantia da qualidade de suas águas. A inscrição deve ser feita até 23 de março, no site da Sema.

Já, no dia 26, no mesmo horário, as pessoas poderão conferir o engenheiro agrônomo da Sema, Clebson Ribeiro, falar sobre a urbanização e a conservação dos recursos hídricos. A inscrição vai até 24 de março, no site da Sema.

Para encerrar a programação, no dia 27 de março, das 10h às 12h, será realizado o Encontro on-line do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), em parceria com o Coaves (Clube de Observadores de Aves). Desta vez, as crianças com idade a partir de 6 anos terão a oportunidade de conhecer as principais espécies de aves que vivem e/ou dependem do Rio Sorocaba para sobreviver. A inscrição será realizada até 26 de março, pelo e-mail [email protected], informando nome, endereço completo e um número de telefone com WhatsApp para receber o link de acesso na plataforma Google Meet. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)