Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia D contra a gripe acontece no sábado (4)

03 de Maio de 2019 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Dia D contra a gripe acontece amanhã A campanha ainda está longe de atingir sua meta para 2019, de 90% da população-alvo. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (24/5/2012)

A Secretaria de Saúde (SES) está finalizando os preparativos para o Dia D de Vacinação Contra a Gripe e mobilizará mais de 200 servidores para atender a população que precisa ser vacinada, neste sábado (4), das 8h às 17h. A vacinação será realizada nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba.

[irp posts="106772" ]

 

Devem ser vacinados adultos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menos de seis anos, trabalhadores da área de Saúde, portadores de doenças crônicas, gestantes, professores de escolas públicas e privadas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

Segundo os últimos dados divulgados pela SES, até o dia 24 de abril 32.021 pessoas foram vacinadas na campanha, que segue até o dia 31 de maio. O total representa somente 18,34% do público-alvo, que é de 175.543 mil pessoas, com meta mínima de 90%. Os dados foram divulgados na sexta-feira, 26, e são os mais atuais.

Segundo a SES, o público prioritário que mais se vacinou até o momento foi o de adultos com 60 anos ou mais (13.530), seguido de crianças de seis meses a menores de seis anos (8.673). Os trabalhadores da Saúde somaram 3.659 doses e os portadores de doenças crônicas totalizaram 2.798 imunizados. Por último ficaram os grupos de gestantes (2.200), professores de escolas públicas e privadas (640) e puérperas (421). Um total de 100 doses foram aplicadas em demais grupos que não possuem metas.

Para se vacinar, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e levar um documento de identidade com foto e a carteirinha de vacinação. Os endereços das 32 UBSs podem ser consultados no site http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude .

Ação de combate ao Câncer Bucal

Na mesma data do Dia D este sábado - as UBSs também realizam uma campanha de orientação e prevenção sobre o câncer bucal. Aproveitando a abertura das unidades para a vacinação da gripe, das 8h às 17h, os dentistas abordarão as pessoas para esclarecer sobre o câncer de boca e avaliar quem for preciso.

Os exames são indicados principalmente para pessoas que possuem alguma ferida que não cicatriza há mais de 15 dias. A avaliação também estará disponível para aqueles que tenham algum fator de risco, como fumantes e usuários de prótese. A campanha de saúde bucal ocorrerá ao longo do dia nas UBSs e em horários estabelecidos em cada uma delas. Casos suspeitos identificados serão encaminhados para mais exames. (Ana Cláudia Martins)