Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dezembro Vermelho orienta sobre IST’s

02 de Dezembro de 2020 às 00:01

Dezembro Vermelho orienta sobre IST’s Mais de 400 testes para detecção de IST’s foram feitos ontem. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

O 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, em Sorocaba, representa também o primeiro dia da campanha Dezembro Vermelho, da Secretaria Municipal de Saúde (SES). Somente ontem foram feitos mais de 400 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como a sífilis e o HIV/Aids.

As testagens ocorreram durante todo o dia no Terminal São Paulo, para sensibilizar a população a buscar acesso ao diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmitidas. De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Dediane Fonseca, o objetivo principal da campanha é oferecer às pessoas a possibilidade de conhecer seu estado clínico em relação ao HIV/Aids, ou sífilis, por exemplo, para garantir melhor qualidade de vida à pessoa diagnosticada. Outra intenção é reduzir o contágio do vírus.

Durante a campanha do Programa Municipal de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, o CTA terá o horário ampliado. Entre hoje (2) e 4 de dezembro, funcionará até 19h. Já no sábado (5), abrirá para atender a população das 8h às 14h. Também haverá distribuição de preservativos, informativos impressos e orientações referentes às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A SES informa que as pessoas que não conseguirem fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA, na rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Os testes rápidos são simples: é coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)