Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dez novos ônibus reforçam o serviço de transporte coletivo

11 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Dez novos ônibus reforçam o serviço de transporte coletivo Novos ônibus são do modelo “Padron Urbano”, ano 2020/21, com capacidade para 90 passageiros. Crédito da foto: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito é Transporte, ampliou a frota do transporte público coletivo na cidade. Desde ontem (10), dez novos ônibus entraram em circulação, com o objetivo de aumentar a oferta de viagens, sobretudo nos horários de pico, e evitar aglomerações.

Os novos ônibus são do modelo “Padron Urbano”, ano 2020/21, com capacidade máxima para 90 passageiros, sendo 39 sentados e 51 em pé. São equipados com elevador semiautomático, ar-condicionado e dispõem de dois lugares reservados para cadeirantes, sete para idosos ou gestantes e um para obeso.

Eles serão utilizados para incrementar as linhas 28 Mineirão; 31 Cajuru; 53 Éden; 55 Rodrigo; 57 Guaíba e 62/1 São Bento 2. Com a entrada em operação dos dez novos ônibus, foram criadas mais 82 viagens a cada dia, o que representa um aumento na capacidade de transporte em 4.800 lugares, por dia.

“A iniciativa faz parte da proposta de ampliação gradual da frota, que tem ocorrido desde o início do ano com a nova gestão pública, a partir do levantamento diário da demanda de passageiros, feito pela Urbes. A ação ganha ainda mais relevância nesses tempos de pandemia da Covid-19, garantindo um transporte público com qualidade”, diz o prefeito Rodrigo Manga.

Com esse incremento na frota, Sorocaba passa a contar com 331 ônibus, operando em 111 linhas. “O município dispunha de 380, quantidade que foi reduzido para 300 na gestão anterior, durante a pandemia. Nossa meta é, aos poucos, fazer esse número crescer, mas de forma estruturada, com base no aumento da demanda e na disponibilidade financeira”, complementa o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

Segundo levantamento da Urbes, só no mês de janeiro, a Urbes promoveu mudanças em 34 linhas (31% do total), criando 12.130 viagens a mais por dia. Detalhe é que a demanda de passageiros nesse primeiro mês do ano subiu 8,68%, passando de 84.270 para 92.275 usuários diários.

“Esse aumento é sinal da confiança do usuário no transporte público. Queremos oferecer um meio de locomoção com qualidade, para mais pessoas, sem nos esquecer de adotar mecanismos para evitar as aglomerações”, disse Franchim. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)