Buscar no Cruzeiro

Buscar

Detento de Aparecidinha é primeira morte no sistema prisional do Estado por Covid-19

20 de Abril de 2020 às 12:18

Justiça determina suspensão de visitas em presídios da região de Sorocaba Fachada da Penitenciária Dr. Antonio de Souza Netto, em Sorocaba. Crédito da foto: Pedro Negrão (3/1/2017)

 

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP) confirmou a morte de um detendo que estava estava custodiado na Penitenciária 2 Doutor Antonio de Souza Neto, no bairro de Aparecidinha, em Sorocaba, por Covid-19. Segundo a pasta, este foi o primeiro caso confirmado de óbito por coronavírus entre os privados de liberdade do sistema penitenciário de São Paulo.

De acordo com a SAP, o preso José Iran Alves da Silva, de 67 anos morreu neste domingo (19) na Santa Casa de Sorocaba, onde estava internado desde o dia 9. Ele era hipertenso e fazia tratamento para próstata. Além dele, a SAP havia informado, no dia 16 de março, que outros dois detentos também estavam internados, mas não divulgou os estados de saúde.

O detento que morreu estava custodiado desde três de maio de 2016 na Penitenciária II, e era proveniente do 2º Distrito Policial de Campinas. No último dia 9, ele foi atendido na enfermaria da Penitenciária apresentado febre e falta de ar, sendo imediatamente encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento e de lá foi transferido para a Santa Casa.

Segundo a SAP, o presídio onde o preso estava custodiado está monitorando os colegas de cela dele, além de ter suspendido o banho de sol para a população carcerária, por precaução. Também foram reforçadas as orientações para prevenção, além das ações de limpeza e reforço na entrega do material de higiene. Foram também distribuídas máscaras de proteção aos presos da unidade, assim como está sendo feito nos demais presídios do estado.

Além desta, a primeira morte registrada no sistema prisional brasileiro ocorreu no Instituto Penal Cândido Mendes, no centro do Rio de Janeiro.