Buscar no Cruzeiro

Buscar

Destinação das bicicletas do Integrabike está indefinida

09 de Dezembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Destinação das bicicletas do Integrabike está indefinida Empresa que deixou o serviço doou cerca de 80 bicicletas, mas precisam de manutenção. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (30/9/2020)

A empresa pública Urbes ainda não definiu o que será feito com as bicicletas do programa Integrabike que foram doadas pela empresa que operava o sistema, mas que decidiu parar com as atividades. O novo processo de licitação prevê 200 bicicletas em 20 estações, divididas em todas as regiões da cidade.

De acordo com a Urbes, foram doadas cerca de 80 bicicletas, que em razão do tempo de uso precisam passar por manutenção, troca de peças e pintura. “Por isso não foram disponibilizadas para uso ainda”, lembra. A empresa pública lembrou que os equipamentos serão disponibilizados para uso, mas não está definido de que forma isso deverá ocorrer.

No início do mês, a Urbes publicou edital de licitação para a contratação de empresa que vai implantar e operar o novo sistema de bicicletas públicas compartilhadas. O sistema será integrado com a rede de transporte coletivo da cidade. O novo contrato será de 30 meses. Poderão apresentar propostas empresas nacionais ou estrangeiras, isolada ou reunidas em consórcio, com capacidade e experiência em serviços compatíveis ao objetivo da concorrência. A abertura da licitação ocorrerá no dia 7 de janeiro, às 9h, de forma virtual.

Gestão provisória

Em 30 de setembro, a Urbes afirmou que o serviço de compartilhamento de bicicletas conhecido como Integrabike passaria a ser operado por ela, de forma provisória. A situação ocorreu após a M2 Soluções em Engenharia Ltda, conhecida como Tembici, até então responsável pelo serviço, notificar os usuários sobre o fim do projeto na cidade.

O contrato com a empresa era de 2016, quando iniciou a segunda fase do projeto, em Sorocaba. O contrato previa a implantação, operação e manutenção do serviço de bicicletas públicas. O sistema começou a operar em Sorocaba em 2012. (Marcel Scinocca)