Buscar no Cruzeiro

Buscar

Desabastecimento atinge Jardim Tropical na zona oeste de Sorocaba

16 de Setembro de 2020 às 00:32

Desabastecimento atinge Jardim Tropical na zona oeste de Sorocaba “Problema é recorrente”, diz a síndica Viviana Martins. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/9/2020)

Moradores do bairro Jardim Tropical, na zona oeste de Sorocaba, afirmam lidar com problemas constantes de desabastecimento na região, que se intensificaram desde a semana passada.

“É um rodízio além do rodízio”, afirma Viviana Martins, síndica de um condomínio afetado pelo desabastecimento, fazendo menção ao sistema de revezamento anunciado para os moradores do Éden, Aparecidinha e Cajuru.

De acordo com a síndica, o problema é recorrente e acontece nas épocas de estiagem e calor intenso. “No verão do ano passado também foi assim. No condomínio, tento conduzir a situação divulgando informativos e pedindo explicações ao Saae para comunicar aos moradores. Já fiz ofícios, inclusive, solicitando uma solução”, diz.

Um dia sem água

Priscila Moreira de Albuquerque, analista de Recursos Humanos, relata que os moradores da região costumam ficar sem água do início da tarde até a manhã do dia seguinte.

“O Saae diz que não há racionamento, mas não conseguimos lavar roupa ou fazer outra coisa. Nem mesmo conseguimos encher a caixa d’água. Outros bairros também estão sofrendo com isso”, destaca.

Além de cobrar soluções do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Viviana reconhece que a questão do problema de desabastecimento no bairro também envolve o alto consumo da população.

“No condomínio, todas as casas têm reservatórios, o que falta é a água que vem da rua. A consciência é parte da questão. A outra parte é o fornecimento. Faço pedidos aos moradores para economizarem e já escutei que não há como economizar se não tem água”, frisa a síndica.

Saae responde

Questionado sobre a reclamação dos moradores do Jardim Tropical, o Saae reconheceu que, na semana passada, especialmente durante o feriado prolongado, a cidade como um todo viveu uma desestabilização do abastecimento de água, especialmente nas regiões mais altas, por conta das altas temperaturas e do consequente aumento do consumo.

“Essa desestabilização no abastecimento já foi superada e, neste momento, estamos com o sistema de distribuição recuperado e as pressões nas redes normalizadas, com índices que obedecem as normas técnicas para que a água chegue aos imóveis com a pressão ideal’, aponta a autarquia.

Além do Jardim Tropical, ainda segundo o Saae, essa estabilização também inclui os bairros Júlio de Mesquita Filho e Parque São Bento, que também apresentaram problemas. "Desta forma, o que pode estar ocorrendo são situações de desabastecimento pontuais em determinadas ruas dos bairros ou imóveis", completa.

Em caso de desabastecimento

A autarquia orienta que, para casos de desabastecimento pontuais, os munícipes utilizem o WhatsApp 99850-3936, exclusivo para essas solicitações, informando o endereço completo. O Saae diz que uma equipe de manutenção é deslocada aos locais dos problemas para testes e verificações necessárias.

Por fim, o Saae afirma que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, que abastece os bairros citados, está produzindo cerca de dois mil litros de água por segundo, a capacidade máxima, e que os respectivos reservatórios estão com níveis considerados ideais. (Erick Rodrigues)