Buscar no Cruzeiro

Buscar

Derrite pede apoio da população para implantação de escola cívico-militar Sorocaba

13 de Maio de 2020 às 11:28

https://www.youtube.com/watch?v=otdNUfyAFlc&feature=youtu.be

O deputado federal Capitão Derrite (PP) divulgou na noite de terça-feira (12) um vídeo no qual pede o apoio da população para a implantação de uma escola cívico-militar Sorocaba. A possibilidade de Sorocaba receber a escola federal, cuja a gestão é feita por militares da reserva, voltou a ganhar força depois que o Ministério da Educação suspendeu a implantação do equipamento em Campinas, por descumprimentos dos prazos estimados por parte do município.

De acordo com Programa Nacional das Escolas Cívico-militares, apenas uma cidade do Estado de São Paulo será contemplada com uma unidade escolar com este modelo. No vídeo, Derrite afirma que Sorocaba havia ficado em segundo lugar no critério de classificação do MEC, mas, com a suspensão de Campinas, o município assumiria o direito de receber uma escola cívico-militar, que tem investimentos na ordem de R$ 1 milhão.

O parlamentar defende que as escolas cívico-militares são “exemplo de sucesso em inúmeros estados”, e exemplos de “disciplina, valorização e respeito ao professor e aos valores cívicos e morais” e pede que a população sorocabana “espalhe ao máximo” o próprio vídeo para promover o engajamento da população, para que se manifeste favorável à implantação da escola em uma audiência pública que precisaria ser realizada antes da eventual assinatura de convênio com o município.

No entanto, na manhã desta quarta (13), antes de agendar a audiência pública para abertura de consulta popular do eventual aceite ou não da população, a Secretaria da Educação (Sedu) divulgou uma nota na qual afirma que a Prefeitura de Sorocaba desistiu de dar continuidade ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares.

“Após a manifestação contrária em consulta realizada junto ao Conselho Municipal de Educação (CMESO) e os Conselhos Escolares das unidades educacionais que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo MEC a respeito da implantação, a Prefeitura de Sorocaba declinou da continuidade ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares”, diz o texto.

A Sedu foi questionada se convocará uma audiência pública para consultar os munícipes sobre o eventual aceite da escola cívico-militar, mas não respondeu até o momento.