Buscar no Cruzeiro

Buscar

Deputados prometem cobrar fim das obras paradas

14 de Agosto de 2018 às 16:55

Marcel Scinocca

Quatro dos cinco deputados de Sorocaba, que representam a região na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e na Câmara Federal, comentaram as inúmeras obras paradas em várias cidades da região, fato que foi tema de reportagem do Cruzeiro do Sul no domingo passado. Foram apontados problemas em 11 cidades. Veja o que dizem os deputados.

Maria Lúcia Amary - DIVULGA��O

Maria Lúcia Amary - DIVULGAÇÃO

Sem comentar o atraso na finalização da SP-79, a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) focou na questão das estradas. "Como deputada estadual, acompanho de perto as obras referentes ao governo do Estado na região, reivindicando agilidade e cumprimento dos prazos, como foi com a conquista da duplicação da SP-264, que tinha o projeto inicial de apenas construir a terceira faixa e hoje é uma estrada moderna e sem pedágio; e como está sendo o caso da retomada da duplicação da SP-79, pela qual estive por diversas vezes na Secretaria Estadual de Transportes e no DER para acompanhar esta questão", afirma. "Continuarei cobrando", promete.

Raul Marcelo - ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS (18/10/2016)

Raul Marcelo - ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS (18/10/2016)

Já o deputado estadual Raul Marcelo (Psol) afirmou ontem que protocolará na Assembleia Legislativa requerimento sobre as obras paradas na região, citadas pelo Cruzeiro do Sul, que se utilizaram de recursos estaduais. "Cobramos regularmente o governo paulista das obras, buscando pressionar pela liberação de verbas", diz o deputado.

Carlos Cezar - FÁBIO ROG�RIO / ARQUIVO JCS (9/10/2014)

Carlos Cezar - FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (9/10/2014)

Para o deputado estadual Carlos Cezar (PSB) "o administrador tem o dever de ser eficaz na utilização do recurso público" e ele afirma ter conhecimento sobre "algumas das obras apontadas" pelo jornal. "Com relação às duas obras apontadas que dizem respeito ao governo estadual, destaco que farei gestões visando à conclusão do Centro Dia do Idoso, em Piedade. Já com relação às obras de duplicação da rodovia Sorocaba-Itu, a própria matéria obteve a manifestação do órgão competente sobre a questão. Informou o DER à reportagem: "as obras de duplicação da SP-79 seguem em andamento conforme cronograma previsto, com 44% dos serviços executados, e conclusão estimada para dezembro de 2018"

Agora, quanto às demais obras que são atinentes ao governo federal bem como às prefeituras, que vêm enfrentando dificuldades para conclusão das respectivas obras, estarei à disposição dos gestores para intermediar as tratativas entre cada um dos níveis de governo".

Vitor Lippi - EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (24/2/2017)

Vitor Lippi - EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (24/2/2017)

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB) também comentou a questão. "Isso infelizmente acontece, na grande maioria das vezes, por conta de três fatores: abandono da empresa licitada, atraso no pagamento da obra e falta da compartida da prefeitura na obra", diz. "Temos buscado incessantemente uma solução para os problemas que chegam em nosso gabinete. Já conseguimos a retomada de algumas obras da nossa região: a escola do Porto e Capela do Alto, as obras em Iperó no bairro George Oetterer, estamos trabalhando para conseguir finalizar as duas UPAs que foram construídas em Votorantim mas que acabou sem a contrapartida municipal", ressalta.

O deputado federal Jefferson Campos (PSB) foi procurado, mas não comentou o caso.

R$ 69 milhões 

O Cruzeiro do Sul mostrou na reportagem exclusiva um levantamento de obras em 11 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) que também estão inacabadas, muitas delas abandonadas, ou que, no mínimo, estão fora do cronograma de entrega. A farra das obras paradas envolve as áreas de esporte e lazer, educação, Justiça, Legislativo, habitação, mobilidade, infraestrutura e bem-estar. Na lista de cidade apontadas pela reportagem aparece Sorocaba, Itu, Salto, Boituva, Iperó, Tatuí, Piedade, Votorantim, Tietê, Mairinque e Salto de Pirapora. O valor envolvido nessas obras passa de R$ 69 milhões.