Buscar no Cruzeiro

Buscar

Deputado denuncia irregularidades no IML de Sorocaba

27 de Novembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Deputado denuncia irregularidades no IML de Sorocaba Prédio estaria com vários problemas estruturais, segundo o deputado Danilo Balas (PSL). Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (11/3/2019)

Inúmeras irregularidades teriam sido identificadas no Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba, segundo relato do deputado estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL). Após receber denúncias, ele fez visita de fiscalização em 19 de novembro. A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) diz que estuda melhorias no local.

Segundo o parlamentar, o IML estava sem condições adequadas de trabalho, havia falta de profissionais e vazamento de fluídos do necrotério -- localizado no andar superior do prédio. Conforme o deputado, a situação compromete as salas administrativas que ficam no andar térreo. Balas relatou péssimas condições da geladeira de manutenção dos corpos, infiltrações em paredes e teto, fiação exposta, falta de iluminação na sala da necrópsia, entre outros problemas. “Constatamos que o IML de Sorocaba se encontra em estado lastimável, com péssimas condições prediais e com vários problemas estruturais. Encaminhei a indicação número 3.843 de 2020 e os ofícios número 21 e número 23 de 2020 ao governador João Doria e ao secretário de Segurança Pública para que sejam tomadas as devidas providências com a máxima urgência”, declarou Balas.

O deputado ressaltou que não só a população de Sorocaba é afetada com a situação, mas também outras 17 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que utilizam os serviços do Núcleo de Perícias Médicas Legais (NPML), do IML da cidade.

Impedido de fiscalizar

O deputado relatou que foi recebido por um servidor administrativo, uma vez que o diretor do NPML do IML Sorocaba, Tufik Charabe, não estava no local. “O funcionário fez contato com o diretor que, por telefone, disse que o deputado não poderia entrar no IML”, diz Balas, em nota divulgada à imprensa.

Ainda segundo a nota, o parlamentar avisou que estava no local para exercer uma de suas prerrogativas, que é a de fiscalizar órgãos que atendem o público. “Novamente foi feito contato com o Dr. Tufik, que respondeu que era para impedir o acesso do deputado e que chamaria a Polícia Militar.” Diante da ausência do diretor técnico e com o acompanhamento de um servidor, o deputado prosseguiu com a vistoria do IML e constatou a situação, segundo ele, irregular.

Em nota, o Instituto Médico Legal (IML) informa que a unidade de Sorocaba segue operando normalmente e que melhorias no prédio estão sendo avaliadas junto à direção do instituto. O documento não detalhou quais serão essas melhorias. A nota ainda diz que na ocasião da visita do parlamentar, foi orientado sobre as normas legais e orientações sanitárias vigentes. “Entre elas, as resoluções, portarias e comunicados do Ministério da Saúde, Anvisa e Vigilância Sanitária, que regulamentam ambientes de medicina legal, como o do IML. Ainda assim, o chefe do Núcleo de Perícias Médicas Legais de Sorocaba, Tufik Charabe, atendeu o parlamentar e o acompanhou durante a vistoria à recepção da unidade e à sala contigua. O Instituto Médico Legal segue à disposição do parlamentar”, finaliza. (Marcel Scinocca)