Buscar no Cruzeiro

Buscar

Deputado contesta informações do IML

28 de Novembro de 2020 às 00:01

Deputado contesta informações do IML Deputado visitou o IML após denúncias. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS

O deputado estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL) contestou ontem (27) informações do Instituto Médico Legal de Sorocaba, após uma visita de fiscalização realizada pelo parlamentar em 19 de novembro. Em matéria publicada pelo Cruzeiro do Sul, na mesma data, a instituição afirma que Balas teve o acompanhamento do chefe da unidade durante a visita, o que, segundo o deputado, não teria ocorrido.

O parlamentar lembrou que esteve no local para averiguar denúncias sobre problemas na estrutura do local, além das condições de trabalho. O deputado também lembrou que foi atendido por um servidor do local, mas que não era o responsável, com o qual foi feito contato telefônico. “Reafirmo que ele disse que eu não poderia fiscalizar o IML, inclusive chamaria a Polícia Militar. Isso foi feito”, relata o deputado.

Ele ainda diz que usou a prerrogativa de parlamentar e fiscalizou o local, Danilo Balas ainda diz que foi surpreendido com as informações publicadas na sexta-feira (27), no Cruzeiro do Sul. “Não fui atendido em nenhum momento pelo médico e ele não me acompanhou na visita ao IML”, garante. Balas ainda disse que funcionários da unidade poderiam confirmar sua versão.

No texto, o IML informou que a unidade de Sorocaba segue operando normalmente e que melhorias no prédio estão sendo avaliadas junto à direção do instituto. A nota ainda diz que na ocasião da visita do parlamentar, foi orientado sobre as normas legais e orientações sanitárias vigentes e que “o chefe do Núcleo de Perícias Médicas Legais de Sorocaba, Tufik Charabe, atendeu o parlamentar e o acompanhou durante a vistoria à recepção da unidade”.

Questionado novamente, o IML não se manifestou até o fechamento desta edição. Entre os problemas identificados pelo deputado estavam vazamento de fluídos do necrotério, infiltrações em paredes e teto, fiação exposta e falta de iluminação na sala da necrópsia. (Da Redação)