Buscar no Cruzeiro

Buscar

Denúncias contra vereadores caminham para arquivamento na Câmara de Sorocaba

17 de Junho de 2020 às 18:07
Marcel Scinocca [email protected]

Câmara de Sorocaba pode arquivar as acusações Parlamentares se reuniram para discutir as acusações protocoladas na comissão (17/06/2020). Crédito da foto: Fábio Rogério/JCS

 

A Comissão de Ética da Câmara de Sorocaba deverá arquivar denúncias contra os vereadores Rodrigo Manga (Republicanos) e Hudson Pessini (MDB). A reunião que sacramentou a decisão ocorreu nesta quarta-feira (17), na Sala de Reuniões da Câmara de Sorocaba. O ato contou com nove vereadores.

Hudson foi denunciado por fazer declaração de pobreza em um processo judicial, mesmo já estando na condição de vereador, com vencimento mensal superior a R$ 10 mil. Manga foi representado após realizar um vídeo na Santa Casa de Sorocaba, colocando em dúvida o número de pacientes internados na unidade com suspeita ou que haviam contraído o novo coronavírus. Ele também falava sobre gastos na pandemia pelo município.

O presidente da Comissão, vereador Anselmo Neto (Podemos), não quis falar sobre o que foi decidido. Conforme ele, um relatório será elaborado com a definição e apresentado aos membros. “Por enquanto, não podemos dizer que será aberto algum procedimento. Eles -- os vereadores -- querem mais dados para analisar se isso será feito ou não”, comenta. O relatório com a conclusão sobre os casos será apresentado apenas na segunda-feira (22).

Entretanto, o Cruzeiro do Sul apurou juntos a três parlamentares que participaram da reunião que as representações não seguirão adiante contra a dupla.

Ainda conforme o apurado, no caso de Hudson Pessini, houve unanimidade pelo arquivamento. O entendimento e que o caso dele não envolve o mandato. Manga teve a situação mais complicada, já que recebeu votos de vereadores que optaram pelo recebimento da denúncia. Entretanto, o número foi insuficiente para que ela prosperasse.

O que dizem os vereadores

Manga disse que não ficou surpreso quanto à decisão e questionou o seu fundamento legal da denúncia. “Destaca que continua com o seu trabalho de vereador, sobretudo fiscalizando as ações do poder público, sempre atuando de forma independente e zelando por ações e políticas que visam à melhoria da qualidade de vida da população sorocabana”, diz nota de sua assessoria. Sobre os gastos com a pandemia, o parlamentar lembrou o caso está sendo investigado por outros órgãos. Ele lembrou também que a informação sobre o arquivamento ainda não é oficial.

Pessini afirmou que aguarda o resultado da análise, “certos da improcedência dessa acusação infundada a respeito de uma prática jurídica usual e totalmente legítima.” (Marcel Scinocca)