Buscar no Cruzeiro

Buscar

Densidade larvária alta traz risco de epidemia de dengue em Votorantim

11 de Fevereiro de 2019 às 21:39

Agentes de saúde estão visitando casas no Parque São João e Vossoroca. Crédito da Foto: Divulgação/PMV (11/2/2019) Agentes de saúde estão visitando casas no Parque São João e Vossoroca. Crédito da Foto: Divulgação/PMV (11/2/2019)

O resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada no mês de janeiro em Votorantim -- índice de 5,39 -- aponta para o risco de uma epidemia da doença na cidade, de acordo com a escala utilizada pelo Ministério da Saúde. Por esse motivo, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votorantim deu início nesta segunda-feira (11) às ações da Semana Especial de Combate à Dengue.

Agentes de saúde estão visitando casas no Parque São João e Vossoroca. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde as regiões com maiores índices de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, são Vila Garcia, Parque Bela Vista, Clarice, Vossoroca e Centro.

[irp posts="11036" ]

 

A diretora de Vigilância em Saúde, Nila Puglia, conta que durante a ADL realizada em janeiro deste ano os agentes de endemias percorreram mais de 600 imóveis de 118 quarteirões da cidade, conforme determina a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

“Precisamos cada vez mais do apoio dos moradores, pois as residências estão infestadas de larvas do mosquito e precisam ser eliminadas, ainda mais com esse período de forte calor e chuva”, disse.

Casos suspeitos

Um caso suspeito da doença e que estava em investigação desde a semana passada foi negativado pelo Instituto Adolfo Lutz. O outro foi confirmado. De acordo com a Secretaria da Saúde, nesta segunda-feira (11), mais três casos suspeitos passaram a ser investigados. Até o momento no município foram 77 casos notificados, sendo um confirmado e três aguardam resultados, os demais todos descartados.

Ações

Nesta terça-feira (12), as ações prosseguem na Vila Garcia com a participação da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) realizando a limpeza, além das equipes da Zoonoses com visitas às casas, orientação e eliminação de possíveis criadouros. Já uma outra equipe estará com ações de bloqueio na região central. (Da Redação, com informações da Secom Votorantim)

Galeria

Confira a galeria de fotos